Música

Musicalidade dos ritmos dos terreiros

Cantor maranhense Rommel lançará "Agô", primeiro single do álbum "Karawara", que ele vai apresentar no mês de novembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Rommel lança "Agô", que comporá álbum a ser lançado em novembro
Rommel lança "Agô", que comporá álbum a ser lançado em novembro (Rommel)

São Luís - A música “Agô”, primeiro single de “Karawara”, álbum que o cantor e compositor Rommel lança em novembro, será apresentado na próxima sexta-feira (3), em todas as plataformas de streaming. O videoclipe, por sua vez, será lançado no dia seguinte, sábado. no dia 5 de setembro, será disponibilizado o minidocumentário “Agô – Até o sopro derradeiro”.

Composta por Rommel, em parceria com Enrico Lima e Orlando Macedo, “Agô” é um ijexá, ritmo pelo qual o artista sempre foi apaixonado. A música passeia pela cultura afro-brasileira, em diálogo com a sonoridade dos terreiros das religiões de matriz africana.

Pedindo a paz de Oxalá/ dizendo agô aos Orixás/ Agô/ Levando flores para ofertar/ e as pegadas vão pro mar/ Amor”, diz um trecho da letra, que também reforça a importância da arte como uma forma de resistência, o que se manifesta em outras faixas de “Karawara”.

"O videoclipe de “Agô” foi rodado no Rio de Janeiro, com a presença de Aline Valentim, que é professora de danças afro-brasileiras. Esse trabalho é dedicado ao centenário de Mercedes Baptista, bailarina e coreógrafa brasileira, pioneira no combate ao racismo", destacou Rommel.

Karawara” tem canções em português, inglês e francês e conta com a participação de músicos do Brasil e do Canadá, onde o maranhense Rommel mora atualmente. Em “Agô”, ele (voz e violão) é acompanhado por Carlos Bala (bateria), André Galamba (baixo e guitarra), Vovô Saramanda (percussão), David Ryshpan (teclado), Parrô Mello (saxofone), Márcio Oliveira (trompete), Debson Silva (trombone), Jordan Zalis e Pryia Shah (backing vocals).

Serviço

O quê

Lançamento do single e videoclipe “Agô” e minidocumentário “Agô – Até o sopro derradeiro”, de Rommel

Quando

Dias 3 (single), 4 (videoclipe) e 5 de setembro (minidocumentário)

Onde

Plataformas digitais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.