Economia

Mais de 260 mil famílias estão endividadas em São Luís, aponta pesquisa Fecomércio

Desse total, 40,6% estão com contas em atraso; esse recorte da inadimplência, em valor absoluto, equivale a 125 mil famílias nessa situação na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
A quantidade de famílias endividadas em São Luís está acima da média nacional, segundo pesquisa
A quantidade de famílias endividadas em São Luís está acima da média nacional, segundo pesquisa (Famílias com dívidas)

SÃO LUÍS - Mesmo em queda pelo quarto mês consecutivo, o quantitativo de endividados em São Luís ainda ultrapassa a faixa das 261 mil famílias, permanecendo acima da média nacional, em relação às demais capitais brasileiras. Foi o que demonstrou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de agosto, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Nesse mês, o número de famílias endividadas em São Luís foi de 84,5%, ou seja, mais de 11 pontos percentuais acima da média das demais capitais do país, que foi de 72,9%. Na comparação com o mês de julho, o nível de endividamento local recuou 0,5%.

A redução lenta no índice de endividamento é reflexo da aceleração dos preços, especialmente nos custos da energia elétrica, gás de cozinha, combustíveis e alimentos, que vem comprometendo a renda das famílias e forçando a manutenção do uso do crédito para financiar o consumo, mesmo com o início da recuperação do mercado de trabalho e gradativa retomada da confiança empresarial nos investimentos.

“O avanço e consolidação da vacinação da população vem incentivando as empresas a reativarem a confiança nos investimentos e, consequentemente, retomarem a geração de empregos. No entanto, ainda é necessário alcançar a estabilidade política no país, um dos fatores que vem influenciando negativamente o andamento da economia, especialmente na aceleração dos preços e dos juros”, avalia o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

Inadimplência

A Peic mostrou que, das 261 mil famílias ludovicenses endividadas, 40,6% estão com contas em
atraso. Esse recorte da inadimplência, em valor absoluto, equivale a 125 mil famílias, cujo percentual de 7,3% afirmou que não conseguirá pagar, de forma alguma, as dívidas atrasadas no mês seguinte.

A pesquisa mostra que, mesmo com o declínio da tomada do crédito apresentada pela retração do
nível de endividados, o percentual de famílias em situação de inadimplência avançou 0,99% no mês de agosto em relação a julho, demonstrando o esgotamento da renda das famílias frente a aceleração dos preços.

O tempo de pagamento em atraso das contas é outro indicador com números expressivos, uma vez que 58,4% afirmaram que o tempo de atraso do débito está entre 30 e 90 dias. Em relação ao tempo de comprometimento das famílias com as dívidas, 32,8% relataram que o período se estende de 6 meses a 1 ano, ou seja, pelo menos nos próximos 180 dias de 2021, a renda dessas famílias ludovicenses endividadas permanecerá afetada negativamente.

Mais
Cartão de crédito

Em ascensão pelo quarto mês consecutivo, o cartão de crédito segue no topo da lista como o maior responsável pelo endividamento das famílias, com 69,6%, sendo o de agosto o quarto maior percentual de 2021. O segundo maior responsável pela dívida das famílias de São Luís são os carnês, com 23,7%, seguido do financiamento imobiliário, com 5,2%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.