Cidades | Prevenção

Setembro Amarelo: Imperatriz inicia campanha nesta quarta-feira, 1º

Ações serão intensificadas durante todo o ano
31/08/2021 às 16h46
Setembro Amarelo: Imperatriz inicia campanha nesta quarta-feira, 1º Abertura acontece com presença dos profissionais da saúde na Semus (Divulgação)

Imperatriz -

A campanha Setembro Amarelo, voltada para valorização da vida e prevenção ao suicídio, é lançada na quarta-feira, 01 de setembro, pela Prefeitura de Imperatriz. Solenidade de abertura acontece no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) às 08h.

Todos os anos, a Rede de Saúde Mental de Imperatriz encabeça ações voltadas à promoção da saúde mental. A coordenadora Kátia Carvalho lembra que uma das questões levantadas gira em torno de romper os estigmas sobre quem pode procurar o tratamento para cuidar da mente.

Com o tema “Agir Salva Vidas”, o mês inteiro será dedicado com palestras e ações de conscientização. De acordo com informações da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil cerca de 12 mil pessoas cometem suicídio, e no mundo são mais de 1 milhão. Os dados são preocupantes quando se observa que 96,8% dos casos estão ligados aos transtornos mentais.

A coordenação da Rede também observa que as ações de prevenção ocorrem durante todo o ano. Além dos atendimentos realizados por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Ambulatório de Saúde Mental.

Assim como em 2020, este ano a campanha também vai reforçar com os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sobre os protocolos necessários para atender pacientes em situação de vulnerabilidade. Um trabalho com foco nos profissionais da educação do município também será preparado, com intuito de ter os educadores como agentes na luta pela promoção da saúde mental.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte