Números

Sampaio Corrêa tem 35,4% de chance de acesso à Série A

Com a vitória sobre o CSA por 2 x 0, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a Bolívia Querida se firmou na quinta colocação, a um ponto do G4, zona acesso à elite do futebol nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Pimentinha)

São Luís - A pós o fim da 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa, com uma vitória sobre o CSA por 2×0, no sábado (28), no Nhozinho Santos, somou 34 pontos e se firmou na quinta colocação a um ponto do G4 (zona acesso à Série A). A Bolívia Querida tem 35,4% de probabilidade que conseguir terminar o torneio entre os quatro primeiros da competição e subir para a divisão de elite do futebol brasileiro.

No G4, o líder, Coritiba, com 39 pontos em 21 rodadas, ostenta probabilidade de acesso de 80,5%. Os outros três integrantes da zona de acesso também rompem a barreira dos 50%, mas não no mesmo patamar do Coxa. Vice-líder, o Goiás aparece com 54,8%, pouco acima do Botafogo quarto colocado com 54,2%. Os dois são superados prelo CRB 55%, na terceira posição.

O primeiro time fora do G4, o Sampaio Corrêa, com 31 pontos, por sua vez, ostenta 34% de chances. Seguido pelo Guarani com chances de 24,4%, Avaí 29,5% e Náutico 25,2%.

Já na parte debaixo, 10 clubes têm chances acima de 1% de rebaixamento na Série B. Brasil (RS) e Confiança estão condenados à Série C. A Ponte Preta, rival do Bugre, está fora da briga com 0,1%. O Cruzeiro também não está nada bem, com 0,7%. Até a situação do Vasco é menos preocupante, com 14,7%.

Os quatro clubes do Z4 superam os 50% de chances de queda na Série B. A pior situação é do vice-lanterna Brasil com 98,4%, pouco acima do Confiança 96%, último colocado. Além de gaúchos e sergipanos, Londrina e Vitória também precisam tomar cuidado.

Os baianos já têm chances de 59,6%, enquanto o Londrina aparece com 53,3%. Depois desses quatro, o pior cenário é da Ponte Preta. Mesmo na 15ª colocação, a Macaca aparece com 32%, à frente do Vila Nova com 19,1%, que está uma posição abaixo na classificação. Já o Cruzeiro tem probabilidade de 12,6%. O Remo, por sua vez, chama a atenção por ter 1,3% de chance de acesso e 8,7% de chance de rebaixamento.

De acordo com o site O gol, as chances de título, classificação e rebaixamento são obtidas com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados no campeonato em questão. A partir de milhares de simulações de todos esses jogos, são contabilizadas todas as possibilidades de cada uma das equipes se classificar à fase seguinte, ir para a repescagem, etc. As probabilidades de cada resultado de cada jogo dependem basicamente da força de cada oponente.

Quem está em alta com a torcida do Sampaio Corrêa é o autor do gol que sacramentou a vitória sobre o CSA por 2 x 0, o atacante Pimentinha, que destacou a importância da função tática que desempenhou quando entrou em campo. “Fizemos um bom primeiro tempo, mas, na segunda etapa, acabamos recuando. Quando eu entrei, o professor pediu para segurar a bola, e foi o que eu fiz e consegui fazer o gol”, pontuou.
Após ajudar a equipe a conquistar mais três pontos na Série B, Pimentinha já planeja sonhos mais altos na competição. “O nosso time conseguiu um bom resultado. Agora é trabalhar para entrar no G4 e buscar o acesso”, afirmou o atacante Tricolor.

A má notícia no Sampaio Corrêa é que o zagueiro Nilson Júnior desfalcará o time por um longo período. O jogador, que foi substituído, no último sábado, contra o CSA, por conta de lesão passou por exames clínicos iniciais e teve um diagnostico: sofreu uma luxação no cotovelo.

O jogador ainda passará por exames de imagem, mas o melhor prognóstico é de três semanas para imobilização e uma segunda avaliação clínica com novos exames de imagem para observar a evolução. Além disso, o jogador ainda terá que passar por um trabalho de restabelecimento físico e o tempo de retorno tende a ser maior.

Seu provável substituto deve ser o também zagueiro canhoto, Éder Lima, que inclusive o substituiu na partida passada, contra o CSA.

Na próxima rodada, o Sampaio Corrêa terá a Ponte Preta pela frente, em confronto no Estádio Moisés Lucarelli. A preparação para a partida teve início ontem (30), com treinamento no CT José Carlos Macieira.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.