Cidades | Oportunidade

Programa Inova MA: edital de startups segue com inscrições abertas até o dia 3

Com investimentos de até R$ 1 milhão, o programa oferece a capacitação e o incentivo para a produção de empresas tecnológicas no Maranhão
30/08/2021 às 11h54
Programa Inova MA: edital de startups segue com inscrições abertas até o dia 3 Programa Inova MA: edital de startups segue com inscrições abertas até o dia 3 de setembro (Divulgação)

São Luís - O Programa Inova Maranhão segue com inscrições abertas para o edital do Programa de Startups Ciclo 2021/2022. Lançado no dia 6 de agosto, o edital tem como objetivo orientar e apoiar projetos de empresas emergentes de base tecnológica (startups), que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Maranhão por meio da aplicação da inovação e geração de valor agregado para os clientes das empresas.

“É importante a capacitação da população para que eles possam se inserir no mercado do empreendedorismo e tecnologia. O Maranhão precisa de incentivo nesse aspecto que estamos, aos poucos, transformando o cenário local”, explicou o superintendente de inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Hermano Reis.

Dividido em três etapas e com recursos financeiros no valor total de R$ 1 milhão, o programa oferece workshops, semanas de hackathons, mentorias especializadas, definição e acompanhamento de metas, ferramentas, conexão com investidores, espaços de coworking e recurso financeiro para as equipes aprovadas no edital.

“Mesmo que as equipes não consigam passar por todas as etapas, o que vai ficar é o aprendizado e a experiência para que eles possam continuar planejando novas startups. Algumas que já participaram do nosso projeto chegaram a conseguir investimento externo para continua com a empresa”, ressaltou Hermano Reis

Entenda as Etapas

Para as etapas educacional, de incubação e pré-aceleração serão selecionadas até 100, 25 e 16 startups, respectivamente.

• Na etapa educacional as empresas receberão mentoria e capacitação para transformação das ideias em negócios de sucesso. Testar MVP (Minimum Viable Product) e validar a prova de conceito (POC).

• Na etapa de incubação elas participarão de Workshop inicial (Networking, Comunicação e Negócios). Acompanhamento semanal individual e em grupo, com aplicação de metodologia de formação em empreendedorismo por parte do Programa Inova Maranhão. Disponibilização de espaço do Casarão Tech Renato Archer da SECTI em São Luís para realização das atividades diárias, reuniões e eventos;

• Na etapa de pré-aceleração elas participarão de Workshop sobre Execução e Prestação de Contas. Mentoria voltada ao desenvolvimento de tecnologias e/ou mercados específicos, com acompanhamento semanal individual e em grupo remotamente ou nos espaços do Casarão Tech Renato Archer da Secti.

As inscrições seguem até 3 de setembro no site www.fapema.br/patronage e previsão de início do programa ainda em setembro.

Saiba Mais

Dicas

O superintendente explicou a O Estado que aqueles que tiverem interesse em começar no empreendedorismo de startups, devem seguir duas dicas cruciais. “Primeiro é importante que a pessoa comece a estudar e entender como esse universo funciona. Na nossa página do Youtube temos várias aulas, cursos e lives que ensinam a trabalhar como empreendedor, além de termos cursos que também podem ser inscritos, então é bom que essa pessoa procure pela gente.

O segundo ponto é o conhecimento do seu público. Muitas vezes quando falamos sobre ideias temos medo que as pessoas roubem, mas o ideal é falar sobre e ver como os outros vão reagir, pois às vezes até pensamos em algo bom, mas não é algo de interesse público, não é uma solução que chame a atenção das pessoas”, destacou Hermano Reis.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte