Sustentabilidade

Ação nacional de coleta seletiva de lixo é levada a condomínios de São Luís

Até o momento, cerca de 6.000 moradores de mais de 18 condomínios da capital maranhense foram sensibilizados pelo programa "De a Mão para o Futuro", iniciativa criada pela ABIHPEC que contribui para o recolhimento de materiais recicláveis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Catadores da Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl) envolvidos na ação
Catadores da Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl) envolvidos na ação (coleta seletiva)

Com o objetivo de aumentar o engajamento da população maranhense na coleta seletiva e ressaltar sua importância para o meio ambiente e para a geração de renda dos catadores, será realizada, no dia 31 de agosto, a partir das 16h, uma grande ação no Condomínio Parque das Águas Grand Park, localizado no bairro Calhau, em São Luís. Um dos motivos principais para a escolha desta região é a crescente verticalização, característica que faz com que as residências e comércios sejam grandes geradores de resíduos.

A ação é uma iniciativa do programa Dê a Mão Para o Futuro (DAMF), criado pela ABIHPEC -Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com a assessoria técnica da Visões da Terra, empresa de consultoria em sustentabilidade. O objetivo do programa é unir ações que viabilizem a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criar condições para a melhoria do trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis,

Dentre as ações, o Condomínio Parque das Águas Grand Park – o 18º parceiro das cooperativas, fomentado pelo programa DAMF na capital maranhense, criará um espaço de armazenamento de resíduos recicláveis a partir das orientações técnicas da Visões da Terra, com o apoio das cooperativas Ascamar e Coopresl.

Além da distribuição de materiais de sensibilização para todos os condôminos, a ação também receberá dos moradores seus recicláveis diretamente no caminhão da cooperativa, demonstrando a importância da doação dos resíduos para a geração de renda e redução de impacto ambiental na cidade.

Vale ressaltar que as ações ocorrerão respeitando todos os protocolos de saúde e de distanciamento social recomendados pelas autoridades sanitárias.

Engajamento

Com a adesão do condomínio ao programa, a ideia é que sirva de exemplo para que a iniciativa se espalhe para todo o bairro Calhau e pela vizinhança. “Temos ações em andamento em cerca de sete grandes condomínios do Calhau e adjacências, que aguardam a melhoria da situação da pandemia para a implantação efetiva entre os moradores”, antecipa Oriana Rey, da Visões da Terra.

Ela completa, informando que “a expectativa com a adesão destes condomínios, somente no Calhau, alcance cerca de 1,5 toneladas/mês de materiais de reciclagem, com engajamento de mil domicílios, ou 3 mil pessoas. O programa está também construindo importantes parcerias com condomínios dos bairros Renascença, Turu e outros próximos. É gratificante ver os cidadãos de São Luís tão engajados e comprometidos com o descarte correto dos seus resíduos”.

Já o Sr. Acrenelson Sousa, síndico do condomínio Parque das Águas, afirma que “foram recebidas as orientações técnicas para que fosse criado um espaço de armazenamento de resíduos recicláveis, que até então não existia, além das campanhas de conscientização que serão realizadas entre os moradores”.

Entre outubro de 2020 a junho de 2021, com o apoio do programa Dê a Mão para o Futuro, as cooperativas conseguiram a adesão de cerca de 6 mil moradores, sobretudo de condomínios, contribuindo para a reciclagem de mais de 1.200 toneladas de resíduos neste período, que são coletados por trabalhadores das duas cooperativas de São Luís do Maranhão. Vale destacar novamente que todo o processo de implementação da parceria observou os cuidados sanitários neste momento de pandemia.

Cooperativas

Esse acréscimo na adesão da população para a promoção da coleta seletiva impulsionado pelo Programa DAMF, que atua no Maranhão desde novembro de 2018, possibilita que os 44 trabalhadores das cooperativas parceiras Ascamar (Associação de Catadores de Material Reciclável) e Coopresl (Cooperativa de Reciclagem de São Luís), consigam manter sua geração de renda, mesmo com o fechamento de outros parceiros que interromperam suas atividades na pandemia.

Antes da implantação do Programa, os catadores das cooperativas Ascamar e Coopresl recolheram, em setembro de 2020, aproximadamente 99 toneladas de resíduos recicláveis. Após 10 meses da implantação do Programa, houve um aumento de 32% de materiais recicláveis que chegaram às associações, totalizando 160 toneladas em junho de 2021.

Até o momento, 222 estabelecimentos, em especial condomínios residenciais, já fazem parte do ciclo de engajamento de parceria com essas cooperativas, totalizando aproximadamente 5.600 domicílios. São cerca de 15 mil pessoas que serão beneficiadas direta ou indiretamente pelo programa.

DÊ A MÃO PARA O FUTURO

O Programa Dê a Mão Para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho e desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.

Atualmente, as ações são realizadas em 21 estados, numa iniciativa coordenada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

Mais informações: www.maoparaofuturo.org.br

VISÕES DA TERRA

Consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo, é responsável pela implementação do Programa DAMF nas cooperativas acima descritas, além de projetos em outros estados no Brasil.

Mais informações: http://www.visoesdaterra.com.br/

LANÇAMENTO DA COLETA SELETIVA

Dia 31 de agosto de 2021

Horário: a partir das 16h

Local: Condomínio Parque das Águas Grand Park

Endereço: Av. Neiva Moreira, 400 - Parque Athenas, São Luís - MA, 65071-383

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.