Geral | Ensino médio

Mais de 1,5 milhão de alunos fazem provas do Enceja

Exame de competência acontece em 662 cidades, nas 27 unidades da federação
Agência Brasil29/08/2021 às 15h14
Mais de 1,5 milhão de alunos fazem provas do Enceja Inep ainda não informou a data em que será divulgado o resultado do Encceja (Divulgação)

Mais de 1,5 milhão de estudantes realizaram neste domingo, 29, as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A participação é voluntária e gratuita, para quem não faltou à última edição, e destina-se a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

Nesta edição, ainda referente a 2020, a maioria dos inscritos – 1.328.608 – fez provas para certificação do ensino médio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável pelo Encceja, para o ensino fundamental, foram 301.438 inscritos. O exame foi realizado em 662 cidades, nas 27 unidades da federação.

Composição das provas

Os inscritos no exame para o ensino fundamental fizeram, no turno matutino, prova com 30 questões distribuídas por ciências naturais e matemática. No turno vespertino, foi aplicada a redação, além de 30 questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia.

O Inep ainda não informou a data em que será divulgado o resultado do Encceja 2020.

Para ser aprovado no exame, o participante precisa tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação, que vai de 0 a 10. Para cálculo da nota do exame, é usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Quem não for aprovado em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte