Economia

Tup Porto São Luís anuncia processo de reestruturação societária

Empreendimento passa a ter como acionista um dos maiores grupos empresariais brasileiros, a Cosan S.A., holding com forte expertise em logística e gestão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Área do Terminal de Uso Privado Porto São Luís, com posição privilegiada na Baía de São Marcos
Área do Terminal de Uso Privado Porto São Luís, com posição privilegiada na Baía de São Marcos (Porto São Luís)

SÃO LUÍS - Foi anunciado o processo de reestruturação societária do TUP - Terminal de Uso Privado Porto São Luís, que passa a ter como acionista um dos maiores grupos empresariais brasileiros, a Cosan S.A., holding com forte expertise em logística e gestão.

Além da aquisição das ações de sócios minoritários, esse acordo prevê também a possível compra dos 51% de ações pertencentes à gigante chinesa CCCC. A operação ainda está sujeita ao cumprimento de aprovações regulatórias locais, assim como as aprovações societárias da CCCC e das autoridades chinesas competentes. Até lá, os trabalhos que já vinham sendo realizados pelas equipes do porto seguem normalmente, cumprindo um cronograma de atividades de implantação e manutenção da infraestrutura, monitoramento ambiental, sistemas de controle, vigilância entre outras ações que continuam normalmente.

Essa mudança societária é mais uma etapa do processo de reestruturação que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos no Porto São Luís. O novo plano de negócios do TUP Porto São Luís prevê a inclusão de carga para o escoamento do minério ferro, e a expectativa de início dessa operação é para 2025.

Novo sócio

O atual presidente do Porto São Luís, Helder Dantas avalia como muito positiva a entrada do novo sócio: “O TUP Porto São Luís ficou ainda mais fortalecido, e deverá ter seu cronograma de investimentos acelerado. O projeto ganha parceiros sólidos e experientes em logística e mineração, além da permanência da CCCC que independente do arranjo societário final permanece no empreendimento trazendo o histórico de uma das maiores empresas de construção do mundo. Esse Porto está sendo concebido para ser um dos mais modernos e eficientes do país, reforçando a vocação da baía de São Marcos como uma das mais importantes regiões exportadoras do Brasil, gerando ainda mais empregos e renda para o Estado”.

O TUP Porto São Luís conta com localização privilegiada na Baía de São Marcos, em uma área de 2 milhões e 580 mil metros quadrados de cais, com 950m de extensão, e cerca de 1.900 metros de cais acostável e apto a receber diversos navios simultaneamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.