Literatura

Obra em tom poético e marcante

Colunista Pergentino Holanda, de O Estado, relança, nesta terça-feira, o livro "Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas", das 18h às 21h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Pergentino Holanda lança obra poética nesta terça, no São Luís Shopping
Pergentino Holanda lança obra poética nesta terça, no São Luís Shopping (Pergentino Holanda )

São Luís - Depois de “PH: Ícone e Grife da Sociedade” e “Em busca de vultos perdidos”, ambos apresentados em 2020, o colunista Pergentino Holanda relança, nesta terça-feira, das 18h às 21h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati), “Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas”. Primordialmente, o livro foi lançado no dia 23 de agosto de 1972, na Fonte do Ribeirão.

A obra revela a íntima relação do mais destacado colunista social do Maranhão com a poesia, sempre marcante em sua brilhante trajetória no colunismo social e ainda ressonante em sua coluna semanal e no Caderno PH Revista, publicação encartada em O Estado aos fins de semana.

O livro revela as elucubrações do autor ao começar a flertar com o gênero, momento a partir do qual passou a escrever poemas fortes, repletos de sentimentos, inquietações, saudades, expectativas e ausências. Magistral em traduzir suas impressões do mundo e das pessoas, sua obra revelou-se intensa e delicada.

Prova disso é que, rapidamente, "Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas” foi reconhecido pela crítica, ultrapassando as fronteiras que separam a Ilha de São Luís do continente. “À época, fiquei muito feliz pelo reconhecimento sincero de personalidades da Academia Brasileira de Letras, especialistas de grandes jornais e figuras expressivas do meu convívio”, disse Pergentino Holanda.

O livro se abria com os primeiros passos do maranhense de Presidente Dutra no colunismo social. Assim como conseguiu desenvolver um trabalho de escrita conceitual e de estilo inédito, PH fez da profundidade de suas poesias um complemento do colunismo pós-romântico, estreando como um modificador de hábitos e influenciador social com altas doses de glamour, elegância e simpatia.

A coluna de Pergentino Holanda, a mais assídua do Brasil, passou a ser um elemento condensador da opinião pública no Maranhão, ou seja, uma Bíblia no café da manhã da sociedade. Como escreveu o escritor, médico e sacerdote João Mohana, sobre o talento e a produção literária de PH, “a obra é um ofertório de sons, em que ele mostra que um poeta não merece palmadas, mas palmas”.

Em meio ao sofrimento e dor de pandemia, Pergentino presenteia os amantes da boa literatura com 46 versos divididos em 125 páginas, as quais revelam as suas diferentes facetas. Desde o toque poético, que – nos textos trazidos da versão original de 1972 – trazem pontas de modernidade, sem o abandono da elegância dos tempos de escrita com enredo inspirado em fatos da adolescência e maturidade profissional.

Na abertura, o tom forte de respeito à família – sempre muito atribuída e personificada pelas figuras dos pais, Geraldo e Zazá. Além destes, os irmãos ganham um capítulo à parte, os que se foram e os que seguem na caminhada da vida. No miolo da obra, textos cujos nomes importantes da carreira são citados individualmente, como Erasmo Dias (“Sete Dias”), em referência à morte em seu texto “Das bênçãos do chão..” à “Fossa de Aniversário”, em pleno soprar de velas de 1972.

Serviço

O quê

Relançamento do livro “Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas” (poesia)

Quando

Nesta terça-feira, 31, das 18h às 21h

Onde

Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati)

Preço do livro: RS 100,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.