Homenagem

Josias Sobrinho é tema do enredo do Carnaval 2022 da Turma do Quinto

Compositor maranhense tem 68 anos de idade e uma vasta obra artística

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(josias sobrinho)

A diretoria da Escola de Samba Turma do Quinto anunciou o tema do Carnaval 2022: o cantor e compositor maranhense, Josias Sobrinho, que terá sua vida e trajetória artística contada na avenida como enredo do Carnaval 2022. O evento oficial de lançamento acontecerá no sábado (04) na quadra da Escola de Samba, situada na Madre Deus.

A homenagem marca a retomada do Carnaval, após dois anos sem a mais tradicional festa brasileira.

Com uma trajetória musical extraordinária, Josias Sobrinho tornou-se ao longo dos anos uma das referências da música popular dentro e fora do Maranhão, sendo o compositor maranhense mais gravado em todo o país. Emplacou grandes sucessos como: Catirina (2014), Engenho de Flores (1987), Fogo de Palha (2014) e Caboclo de Pena (2018).

Aos 68 anos, Josias Sobrinho carrega em sua obra a poesia, a cultura e a beleza da natureza nordestina, sempre expressando nos seus versos, de forma bem peculiar, a simplicidade da nossa gente.

Segundo a diretoria da Turma do Quinto, a escolha do homenageado é devido a importância do seu trabalho para a Música Popular Maranhense.

"Ter Josias como enredo da Turma do Quinto é um privilégio para todos nós que vamos mergulhar ainda mais nesse universo artístico e musical dele. Compositor de fina estampa que muito nos orgulha e que também é Turma do Quinto como ele mesmo diz:de coração", afirma Celso Brandão, novo diretor de carnaval da escola.

"A Turma do Quinto já promoveu grandes carnavais com homenagens brilhantes a ilustres figuras como João do Vale, Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Nauro Machado, Alcione, Bita do Barão, José Sarney e outros. O tributo a Josias Sobrinho chega em bom momento, para elevar o alto astral da nossa cultura e nossa música. Convoco a nação Madre Deus, todos os simpatizantes e amantes. Vamos tirar o chapéu para Josias e fazer um grande carnaval em 2022 pela cidade”, convidou Lilio Guega, presidente da Turma do Quinto.



--

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.