7 de setembro

Aluísio e João Marcelo pregam paz durante atos

Deputado do PSC destaca a importância do 7 de Setembro para a história do país; emedebista defende direito à livre manifestação, mas sem pautas "ilegítimas"

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
João Marcelo defende atos, mas respeitando Constituição
João Marcelo defende atos, mas respeitando Constituição (João Marcelo)

SÃO LUÍS - Também ouvidos por O Estado, os deputados Aluisio Mendes (PSC) e João Marcelo (MDB) apontam para a legitimidade das manifestações marcadas para o feriado nacional. Mas alertam que é necessário que os atos ocorrem em clima de ordem e paz.

"As manifestações do dia 7 de setembro farão referência à data que é muito especial para o povo brasileiro, dia em que comemoramos a nossa Independência, motivação que levará os brasileiros às ruas. Nós esperamos que tudo transcorra dentro da preservação da ordem, sem violência, porque é esse o espírito do povo brasileiro, nação ordeira e de paz”, disse o parlamentar do PSC.

Ele conclamou aos manifestantes que ajam com responsabilidade. "Pedimos a todos aqueles que, no dia 7 de Setembro estarão nas ruas, que manifestem suas intenções mas que mantenham a ordem e a defesa da democracia”, completou.

Já João Marcelo destaca que “todas as manifestações fazem parte da democracia”. "Porque buscam, justamente, trazer as reivindicações de categorias que compõem a sociedade. Então, é legítimo que a população se manifeste”, ressaltou.

O parlamentar ponderou, contudo, que pautas como o fechamento de instituições e atos de violência, além de intoleráveis, são inconstitucionais.

"É ilegítimo pedir fechamento de instituições que compõem a República, os Três Poderes, qualquer um deles. É completamente ilegítimo. Mas é também inconstitucional pedir que a imprensa se cale. Há limites para as manifestações. Também é intolerável qualquer tipo de violência, tento entre pessoas, quanto contra bens públicos”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.