Números elevados

Uso de celular no trânsito gerou 3.785 multas em cinco meses em SL

Multas para esse tipo de infração, de janeiro a maio deste ano, já superaram as aplicadas ao longo dos primeiros cinco meses de 2020, que contou com 2.115 casos; aumento é de 78%

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
No trânsito, motociclista manuseia celular; situação pode causar acidentes e é passível de multa
No trânsito, motociclista manuseia celular; situação pode causar acidentes e é passível de multa (moto e celular)

Quando se trata de direção, a segurança deve ser colocada em primeiro lugar, mas, no cotidiano não é o que se observa nas avenidas. Por mais que há diversos fatores que podem causar acidentes de trânsito, um dos principais é o descuido dos condutores, especialmente, no tocante ao uso do celular. De acordo com o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), um total de 3.785 infrações de uso de celulares no trânsito na capital foram registradas durante os cinco primeiros meses deste ano e já superaram os casos ocorridos entre os meses de janeiro a julho do ano passado, que contou com o registro de 3.231 multas. Apresentando um aumento de cerca de 18%.

As infrações relacionadas ao uso do celular no trânsito, de acordo com a Lei de Trânsito, estão classificadas como dirigir o veículo segurando o telefone celular, dirigir o veículo utilizando o celular e dirigir o veículo manuseando o aparelho celular. Em se tratando a São Luís, segundo do Detran-MA, neste ano, maio foi o período em que mais ocorreu esse tipo de infração, com 1.184 registro.

Em maio, somente, dirigir o veículo manuseando o aparelho celular, 522 casos; enquanto, conduzir o veículo segurando o celular, 420 e 242 motoristas foram multados em razão de dirigir o carro utilizando esse tipo de aparelho de comunicação pelas ruas da cidade. Abril também contou com o número elevado desse tipo de infração, 775 condutores foram multados; março, contou com 722 casos; fevereiro, 430 e janeiro, uma quantidade de 674 multas.

Celular na mão

Nas principais vias da capital é comum observar os condutores utilizando o celular. No período da manhã de ontem, uma mulher estava usando o aparelho celular quando conduzia um carro pela Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro do São Francisco.

Nas proximidades da praça do Pescador, na área central da cidade, um jovem também conduzia um veículo, enquanto, utilizava o celular e a menos de dois metros desse local havia policiais militares realizando incursões.

Na Avenida Colares Moreira, no Renascença, um homem, nome não revelado, manuseava um celular no momento em conduzia uma motocicleta. Nesse momento era possível observar vários veículos, inclusive, coletivos na via.

Multa

Desde novembro do ano 2016, de acordo com a Lei de Trânsito, a multa para quem usa o celular no trânsito passou de R$ 85,13 para R$ 293,47. A medida foi tomada perante o alto índice de acidentes causados por essa prática.

Vale lembrar que é permitido o uso de aplicativos de GPS ou similares, desde que o aparelho esteja obrigatoriamente fixado em um suporte localizado no para-brisa ou no painel do veículo. Qualquer outra situação, mesmo para o uso de aplicativos de localização, pode comprometer a atenção do motorista e, consequentemente, será passível de multa.

Mesmo com o veículo parado no semáforo, o condutor que utilizar o celular está cometendo uma infração. Portanto, crie hábitos que garantam a segurança daqueles que estão no seu carro e também ao seu redor.

Números

3.785 infrações do uso de celulares no trânsito foram registradas durante os cinco primeiros meses deste ano na capital

3.231 multas de uso de celulares no trânsito em São Luís ocorridas entre os meses de janeiro a julho do ano passado

BOX

As distrações provocadas pelo uso do aparelho celular ao dirigir envolvem quatro dimensões:

Visual: o condutor desvia o olhar da via para o celular e, com isso, deixa de prestar atenção na sua atividade principal, que é dirigir.

Cognitiva: ao digitar uma mensagem ou conversar com alguém, seu cérebro passará a refletir sobre essa ação, e a direção será realizada no modo automático.

Física: ao tirar uma das mãos do volante para manusear o aparelho, o condutor não terá o mesmo controle do veículo.

Auditiva: ao ouvir ou ler uma conversa, concentrando-se nas novas informações, a percepção de sons externos, como sirene ou buzina, ficará em segundo plano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.