COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Atual presidente da Academia Ludovicense de Letras, o poeta e jurista Daniel Blume de Almeida foi eleito ontem para ocupar a cadeira número 15, da Academia Maranhense de Letras, vaga com o falecimento do escritor Milson Coutinho
Atual presidente da Academia Ludovicense de Letras, o poeta e jurista Daniel Blume de Almeida foi eleito ontem para ocupar a cadeira número 15, da Academia Maranhense de Letras, vaga com o falecimento do escritor Milson Coutinho

Blume na AML
O escritor e jurista Daniel Blume Pereira de Almeida foi eleito ontem, membro efetivo da centenária Academia Maranhense de Letras (AML). Ele teve 21 votos e o segundo colocado, José Jorge Soares, 12.

Blume ocupará a Cadeira nº 15, vaga em decorrência do falecimento do historiador e desembargador Milson Coutinho.

A Academia foi fundada em 10 de agosto de 1908. Possui 40 cadeiras vitalícias ocupadas por membros eleitos pelos próprios acadêmicos. E tem como atual Presidente o acadêmico e empresário Carlos Gaspar.

Blume na AML...2
Autor de sete livros, Daniel Blume tem vários poemas traduzidos para o francês, espanhol e italiano.Segundo o escritor, “não obstante a literatura, sempre me despertou a liturgia por detrás daquelas cortinas vinho da Casa de Antônio Lobo, que se abrem ao público, revelando-se não apenas como uma prestigiada anfitriã de lançamentos/solenidades, mas também como uma erudita educadora secular”.

E conclui: “Agradeço à Deus! Agradeço aos acadêmicos pelos votos de apreço”.

A posse solene será nos próximos meses, em data a ser definida pela diretoria da Academia.

Inusitado
Um fato surpreendeu os acadêmicos na reunião virtual de ontem da Academia Maranhense de Letras.

Um dos membros mais brilhantes da Casa de Antonio Lobo, Sebastião Moreira Duarte, enviou uma carta renunciando à cadeira que ocupa naquele sodalício.

Como o estatuto da entidade não prevê esse tipo de renúncia, a cadeira Nº 1 só será declarada vaga quando ele morrer.

Novo diretor
O produtor cultural, publicitário e mestrando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão, Celso Brandão, assumiu a direção de Carnaval da escola de samba Turma do Quinto.

A cerimônia de posse aconteceu na sede da agremiação.

O envolvimento de Celso com a Turma do Quinto iniciou há 20 anos, quando ele ainda era adolescente e estreava no movimento cultural da cidade.

Aliás, neste sábado, a Turma do Quinto anunciará o tema do Carnaval 2022, que, tudo indica, vai ser mesmo na rua.

Pregão eletrônico no TJMA
O Tribunal de Justiça do Maranhão realizará Pregão Eletrônico na próxima segunda-feira. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJMA no YouTube. O objetivo é a contratação de empresa para prestação de serviços terceirizados de cuidador, cozinheiro e lavadeiro, a serem executados junto às unidades administrativas e jurisdicionais do Poder Judiciário do Maranhão: Casa da Criança Menino Jesus e Casa Abrigo.

TRIVIAL VARIADO
São Luís saiu na frente, mais uma vez. É a primeira cidade brasileira a iniciar a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Os primeiros a receber são os idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos residentes em oito instituições de longa permanência.

O prefeito da cidade, Eduardo Braide, acompanhou o atendimento no Lar Calábria para Idosos, mantido pelo poder público municipal, na manhã de ontem, no Olho d’Água.

Depois dos relançamentos de Orixás e de Lendas Africanas dos Orixás, a Fundação Pierre Verger segue a série de reedições de clássicos do antropólogo e fotógrafo franco-brasileiro com o lançamento de Fluxo e Refluxo, comemorado com uma videoconferência.

O debate em meio digital, realizado ontem, no canal do YouTube do Instituto
Tomie Ohtake, teve participação do professor de história e historiador especializado no tema da escravidão, João José Reis.

Fluxo e Refluxo, esgotado há mais de 20 anos, é resultado de quase 20 anos de pesquisa de Pierre Verger, tendo sido o detalhado estudo apresentado pela primeira vez na Universidade francesa de Sorbonne, em 1966, na defesa da tese de doutorado de Pierre Verger, que o autografou para este Repórter PH numa de suas visitas a São Luís.

Claro que nem sempre é a economia que derruba governo, mas há um consenso: economia mal é letal. No cenário atual do Brasil, a inflação dispara, o dolar só sobe, a Bolsa cai e no embalo, o pior, a fuga de capitais.

Para além da economia e das relações políticas, há quem diga que em Brasília o clima oscila entre a perplexidade e a incredulidade com a incrível capacidade dos três Poderes criarem problemas todos os dias.

Depois de quase todos os artistas convidados desistirem da participação no próximo álbum de Sérgio Reis,
desta vez foi o próprio músico que abandonou o projeto. Alvo de investigação da Polícia Federal por incitação à violência e ameaça contra a democracia, ele cancelou o lançamento do disco.

Micro e pequenos empreendedores podem participar de cursos
gratuitos on-line voltados para gestão financeira, inovação e negócios empresariais, oferecidos pela Getnet, empresa de tecnologia do Santander, especializada em soluções financeiras.

Na sabatina do Senado, que garantiu sua recondução como procurador-geral da República, finalmente Augusto Aras deu declarações contrárias ao presidente Jair Bolsonaro: defendeu o uso de máscara e a segurança da eleição com
urnas eletrônicas.

Está em alta o transplante capilar. Depois de Xand Avião, Lucas Lucco, Sergio Guizé, Bruno Belutti e Paulo Vilhena, foi a vez do ator Anderson Di Rizzi aderir ao procedimento.

DE RELANCE

Teste de segurança
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou as regras para o sexto teste de segurança das urnas eletrônicas, e neste ano decidiu ampliar o número máximo de participantes, de 10 para 15, entre outras novidades. Os interessados têm até o dia 29 de setembro para fazer uma pré-inscrição. Criado em 2009, o teste público de segurança das urnas disponibiliza o hardware e o software da urna eletrônica para serem escrutinados por especialistas, instituições acadêmicas e órgãos públicos.

Teste de segurança...2
Neste ano, cada uma das 15 participações poderá contar com uma equipe de até cinco pessoas. Outra novidade é ampliação dos programas disponibilizados para investigação, que agora incluem sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas e outros softwares verificadores, além dos códigos da própria urna.

Benefício social
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou Medida Provisória que determina a ampliação do auxílio-combustível para beneficiar, também, os operadores do transporte alternativo complementar em atividade no Maranhão. De acordo com a mensagem encaminhada à Assembleia pelo governador Flávio Dino, o auxílio-combustível transforma-se em programa permanente, que poderá ser pago, a critério da administração pública, por até quatro parcelas ao ano, observados os limites dos recursos financeiros e orçamentários destinados ao atendimento da despesa.

Benefício social...2
Com alterações nas leis 11.523 e 11.433, a MP autoriza a concessão de auxílio-combustível a taxistas, mototaxistas e motoristas por aplicativos, do auxílio emergencial para o setor do turismo e para o setor de eventos, bem como reduz a carga tributária para o segmento de bares, restaurantes e similares e institui o programa social ‘Vale-Gás’.

No Casarão
O cantor Bruno Shinoda canta, neste domingo, no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís. Na semana passada, foram os irmãos Fernando e Franco que marcaram presença. Trocando em miúdos: observa-se que o espaço passou a acolher, também, outros gêneros musicais, como é o caso do sertanejo e do arrocha. Shinoda, claro, vai levar sua energia de baiano para o endereço da Rua Afonso Pena, onde a ala jovem tem batido ponto sem faltar uma única vez.

No Casarão...2
A programação (haverá outras atrações, como o cantor Ivan Marques) começa sempre quando o sol dá tréguas e a sombra invade o jardim do imóvel, tendo ao centro um palco feito de madeira. Sobre o jardim, um céu de luzes azuis, sempre acesas quando a festa está prestes a acabar, ou seja, pontualmente à meia-noite: hora da
turma animada dizer “good bye”.

Saúde animal
O deputado Duarte Júnior tem uma qualidade que se sobressai: é hiperativo. Isto quer dizer que ele desenvolve um mandato badalado no Parlamento Estadual. Neste fim de semana, em mais uma ação em conjunto com o programa ‘Mais Saúde Animal’, ele levará ao município de Paço do Lumiar serviços de saúde animal, tais como vacinação e castração de cães e gatos.

Saúde animal 2
As ações estão sendo viabilizadas por meio de emendas do parlamentar e serão realizadas pelo Castramóvel, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão. Ao todo, mais de 200 animais serão atendidos e receberão suporte veterinário para garantir uma castração segura e gratuita. Além disso, os animais receberão a vacina antirrábica, obrigatória em cães e gatos, como forma de prevenir esta doença que também pode afetar a saúde humana.

Para escrever na pedra:
“O bom senso é o que há de mais bem distribuído no mundo, pois cada um pensa estar bem provido dele”. De René Descartes, filósofo e matemático francês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.