Geral | Incentivo à educação

Alunos da Estação Conhecimento recebem kits escolares

Mais de 560 crianças e adolescentes de Arari estão sendo contemplados com a ação de acolhimento escolar no Maranhão, a partir de iniciativa da Rede Voluntária Vale e da Fundação Vale
27/08/2021 às 11h59
Alunos da Estação Conhecimento recebem kits escolaresDivulgação

São Luís - O abraço, que ainda não pode ser dado em função da pandemia da Covid-19, está chegando nas casas de mais de 560 estudantes da Estação Conhecimento de Arari (MA) em forma de kits escolares para o retorno às atividades presenciais. Ao longo da semana, eles estão sendo entregues para crianças e jovens, entre 6 e 17 anos, que participam das atividades socioeducativas nas Estações Conhecimento, no contra turno escolar, e fazem parte da rede pública de ensino.

Iniciativas da Fundação Vale, as Estações Conhecimento estão localizadas nos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo. Ao todo, serão 3.615 kits escolares doados, fruto de uma união de esforços que contou com o apoio de outras empresas como Wheaton Precious Metals, Itaú Social, BR Supply, GIMBA e Rede Asta.

“Eu e minha irmã estamos na Estação Conhecimento desde os 7 anos. Desde que eu entrei, parece que minha vida mudou. Estar lá nos ajuda a ter uma educação melhor, a falar melhor, a comer melhor e mais saudável, nos ajuda também a nos relacionarmos com as pessoas de uma forma boa”, disse Sarah Sousa, 11 anos, moradora da comunidade de Bonfim e atendida na EC Arari.

Em 2021, a Estação de Arari completa 10 anos de funcionamento. A instituição oferece atividades educativas, esportivas, culturais e de saúde de maneira gratuita a estudantes da rede pública durante o contraturno escolar. A missão é contribuir com inclusão social e formação cidadã de crianças, adolescentes e famílias envolvidas. De acordo com o Balanço Vale Mais divulgado na última semana, durante este tempo mais de 4,5 mil pessoas foram atendidas diretamente e cerca de 11 mil indiretamente.

Os dados apontam ainda que 8 em cada 10 crianças aumentaram suas notas na escola; mesma proporção das crianças que perceberam melhoras na saúde em geral. Outro número interessante aponta para o conhecimento maior sobre direitos e questões relacionadas a desigualdade de gênero e de raça: 7 em cada 10 adolescentes se sentem mais interessados e conscientes sobre o assunto.

“A Estação Conhecimento Arari tem foco no desenvolvimento integral dos inscritos e suas famílias: intelectual, emocional, cultural e social. Hoje, além do atendimento direto de aproximadamente 600 crianças e adolescentes inscritos, a Estação Conhecimento de Arari desenvolve projetos voltados para as comunidades vizinhas, como o núcleo de permacultura. Nossa expectativa é contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da região, estabelecendo parcerias e valorizando as potencialidades de Arari.” Fernanda Fingerl, gerente de Metodologias da Fundação Vale.

Saiba mais

As Estações Conhecimento são iniciativas da Fundação Vale. Os espaços oferecem atividades de educação, cultura e esporte no contra turno escolar, tendo como principal público crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Por meio de suas programações, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, fomentando a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações entre entes públicos e sociedade civil organizada e as comunidades, valorizando as características de cada região.

São cinco Estações Conhecimento, situadas nos municípios de Arari (MA), Brumadinho (MG), Serra (ES), Marabá e Tucumã (PA). São instituições independentes, mantidas principalmente com recursos diretos da Fundação Vale, recursos incentivados da Vale e recursos provenientes de empresas parceiras. Os recursos incentivados são originários do Fundo da Infância e da Adolescência (Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente) e da Lei de Incentivo ao Esporte (Secretaria Especial do Esporte).

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte