Covid-19

142 idosos em Instituições de Longa Permanência tomam a 3ª dose contra a Covid-19

Oito instituições, com idosos, com 70 anos e imunossuprimidos, receberam reforço; hoje (27) serão vacinados idosos com 90 anos ou mais, em nove pontos de vacinação da capital

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Idosos começaram a receber a dose de reforço do imunizante contra covid, ontem
Idosos começaram a receber a dose de reforço do imunizante contra covid, ontem (vacina 3ª dose)

São Luís – A aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 foi iniciada nesta quinta-feira (26), em São Luís, com a aplicação da dose de reforço, da vacina Pfizer, em 142 idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, residentes nas oito em instituições de longa permanência da capital, das redes pública e privada. Nesta sexta-feira (27), idosos com 90 anos ou mais, podem ir aos nove postos de vacinação contra a Covid-19, em São Luís, para obter a terceira dose do imunizante.

Ontem, no Lar Calábria para Idosos, 10 residentes receberam a dose de reforço do imunizante Pfizer. Entre eles, Júlia Francisca da Conceição, 84 anos, que se tornou a primeira idosa a receber a terceira dose da vacina contra a covid, no Brasil. “Nunca deixei de cuidar da minha saúde. Quando falaram que a gente ia vacinar de novo, fiquei contente”, disse. A ação ocorre em parceria entre as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus).

Em nota a O Estado, a Semus informou que posteriormente, outros públicos serão incluídos na aplicação da dose de reforço e o calendário específico será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura. Ainda no período da tarde, porém, foi divulgado nas redes da Prefeitura de São Luís, o chamamento para idosos de 90 anos ou mais, para irem tomar a terceira dose do imunizante em um dos nove postos espalhados em São Luís.

Antecipada
O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira (25), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Brasil a partir do dia 15 de setembro. Nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, confirmou que o Maranhão seguiria a data. “A partir de 15 de setembro, 3ª dose de reforço para idosos [a partir de 70 anos] e imunossuprimidos. A medida é válida para todo o país. No Maranhão temos resolução CIB prevendo a medida também. Quem tomou duas doses da Coronavac ou da Astrazeneca agora vai receber a 3ª com a Pfizer. Isso é o que chamamos de reforço heterólogo e vários estudos publicados indicam real eficácia nessa estratégia de combinar vacinas diferentes”, disse o secretário.

Contudo, São Luís antecipou o início da aplicação da dose de reforço para esta quinta-feira (26). “Amanhã [26], São Luís já inicia a aplicação da 3ª dose contra a covid. Vamos começar com os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPIs) e, ainda esta semana, divulgaremos o calendário para os próximos públicos que receberão a 3ª dose da vacina”, publicou o prefeito Eduardo Braide, ainda na quarta-feira, 25.

Devem receber a terceira dose os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses, ou seja, já tomaram as duas doses recomendadas, até o mês de março. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose para receber a terceira. Pessoas de qualquer idade poderão buscar a dose de reforço.
São considerados imunossuprimidos pessoas que vivem com HIV, em tratamento de câncer ou quem passou por transplante, por exemplo. O calendário de reforço dos demais idosos e pessoas imunossuprimidas será divulgado, em breve, nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.

SAIBA MAIS

Antecipação do intervalo entre doses

Outra medida anunciada pelo governo estadual foi a redução entre os intervalos das doses da Pfizer e Astrazeneca, como forma de garantir a imunidade de forma mais rápida e eficaz.
“Outra novidade é que vamos antecipar de 12 para 8 semanas o intervalo entre a primeira e segunda doses da #Astrazeneca e da Pfizer. O Ministério da Saúde deve fazer envio de novas doses para que todos os estados tenham capacidade aplicar as vacinas com intervalo reduzido”, destacou o secretário Carlos Lula em suas redes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.