Recorde

Volante maranhense ultrapassa os 250 jogos pela Liga Japonesa

Léo Silva, 35 anos, tem contrato com o Kashima Antlers por mais dois anos e espera se aposentar no Albirex Niigata, clube pelo qual ele jogou quatro anos e foi sua porta de entrada na Ásia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Volante Léo Silva em atividade no Japão
Volante Léo Silva em atividade no Japão (LÉO SILVA JAPÃO )

SÃO LUÍS - Aos 34 anos, o volante maranhense do Kashima Antlers, do Japão, Léo Silva, ultrapassou a marca de 250 jogos pela Liga Japonesa de Futebol. Ele é um dos destaques do time que tem Zico como ídolo e se diz realizado ao poder alcanças a incrível quantidade de partida na “Série A” japonesa.

Com 251 jogos pela Liga Japonesa, sendo 123 pelo Kashima Antlers e 128 pelo Albirex Niigata, Léo Silva disse ter se emocionado ao conseguir feito. “Muito feliz por mais uma marca alcançada. 250 jogos na J-League, mais uma conquista em quase 10 anos de Japão. Essa marca significa muito para minha carreira como atleta profissional e para mim como pessoa. Sei da importância deste número e também sei o quanto batalhei para conquistá-lo”, disse.

Apesar de ser um dos destaques do futebol japonês como um dos maiores desarmadores de jogadas ofensivas pelo Kashima Antlers, Léo Silva não se esquece do Albirex Niigata, clube pelo qual ele jogou quatro anos e foi sua porta de entrada na Ásia. “Agradeço inicialmente ao Albirex Niigata, onde iniciei essa trajetória, e ao Kashima Antlers onde consegui consolidar tudo aquilo que um atleta sonha: títulos e desempenho”, destacou.

Léo Silva disse que chegou a receber propostas para voltar a jogar em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, mas prefere encerrar sua carreira no Kashima Antlers, onde tem contrato por mais duas temporadas. “O sonho de todo estrangeiro quando chega neste país é se perpetuar e permanecer por aqui, graças a Deus e a todos presentes em minha vida, pude conquistar também esse sonho”, lembrou.

O jogador completou 250 jogos pela Liga Japonesa com uma derrota para o Vissel Kobe , fora de casa, por 1 x 0. “Infelizmente não conseguimos comemorar essa marca com uma vitória, mas será uma data que ficará pra sempre em minha memória. Obrigado, Japão. Obrigado, Albirex. Obrigado, Kashima!”, agradeceu. Porém, o jogador já se reabilitou pois a partida de número 251 foi uma goleada sobre o Shimizu S-Pulse, por 4 x 0, fora de casa.

História

Hugo Leonardo Silva Serejo, o Léo Silva, nasceu em São Luís do Maranhão, em 24 de dezembro de 1985. Léo Silva foi revelado pela URT, de Patos de Minas, onde nos juniores foi vendido parte de seu passe ao Cruzeiro. Ainda sub-20, esteve na Seleção Brasileira vencedora do Torneio de Shizuoka, no Japão, em 2004. Neste ano, chegou ao Ipatinga, onde fez parte da ascensão do clube que culminou no título de Campeão Mineiro em 2005.

Léo Silva voltou ao Cruzeiro em 2007 e conquistou o Campeonato Mineiro em 2008. Pouco aproveitado pelo treinado Adílson Batista, o volante foi emprestado ao Ipatinga. Léo Silva disputou três jogos pelo Cruzeiro em 2008 antes de ir para o clube do Vale do Aço disputar o campeonato brasileiro no segundo semestre.

Ao final da temporada, foi novamente emprestado, agora para o Botafogo, onde trabalhou com técnico Ney Franco, que o treinou no Ipatinga quando foi campeão estadual.

Quando voltou do empréstimo, no começo de 2010, foi dispensado pelo Cruzeiro, assinando contrato com o Guaratinguetá. Jogou a série B pelo Guaratinguetá em 2010 e 2011 e, no final de 2011, transferiu-se para a Portuguesa para disputar a temporada de 2012.

Em dezembro de 2012, contudo, Léo Silva confirmou sua saída da Portuguesa e sua ida para o futebol japonês.

No futebol japonês, Léo Silva conquistou a Liga dos Campeões Ásia (LCA) em 2018 e a Supercopa do Japão em 2017, ambos pelo Kashima Antlers.

Na atual temporada, Léo Silva já realizou 28 jogos com a camisa do Kashima Antlers, não marcou nenhum gol, mas deu três assistências. O seu clube é o quinto colocado da disputa com 46 pontos em 26 jogos, sendo 13 vitórias, 5 empates e 8 derrotas.

Títulos

Ipatinga

Campeonato Mineiro: 2005

Cruzeiro

Campeonato Mineiro: 2008

Botafogo

Taça Guanabara: 2009

Brasil Sub-20

Torneio de Shizuoka Sub-20: 2004

Portuguesa

Troféu Sócrates: 2012

Kashima Antlers

Supercopa Japão: 2017

Liga dos Campeões da AFC: 2018

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.