Reforço

São Luís inicia nesta quinta-feira aplicação da 3ª dose de vacina contra a covid

Anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide; mais cedo, a Secretaria Estadual de Saúde havia confirmado a autorização para o uso de dose extra no estado

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Aplicação da 3ª dose de vacina contra a Covid-19 em São Luís terá início hoje para pessoas em ILPIs
Aplicação da 3ª dose de vacina contra a Covid-19 em São Luís terá início hoje para pessoas em ILPIs (vacinação influenza)

São Luís - A capital maranhense começará a aplicar a partir de hoje a terceira dose de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) em suas redes sociais. De acordo com o gestor, a aplicação da vacina em terceira aplicação começará pelos idosos em instituições de longa permanência (ILPIs).

Após a contemplação deste público, deverão ser vacinadas pessoas a partir da recomendação específica do Ministério da Saúde (MS), que autorizou a aplicação deste quantitativo de doses. A preocupação das autoridades é com a variante Delta da Covid-19 – presente em alguns estados do Brasil. No Maranhão, um paciente filipino que veio em uma embarcação oriunda da África do Sul é monitorado, em conjunto, por autoridades estaduais e da capital suspeito de ter a variante.

Antes do anúncio do prefeito Braide, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia confirmado que o Maranhão atenderia a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e faria a aplicação da terceira dose ou dose de reforço contra a Covid-19. De acordo com o titular da pasta, Carlos Lula - que se manifestou nas redes sociais após consulta direta de O Estado - a dose complementar valerá para idosos a partir de 70 anos de idade e imunossuprimidos, ou seja, pessoas com hipertensão grave, com diabetes e outras comorbidades.

Segundo o gestor, quem tomou as duas doses da CoronaVac ou da AstraZeneca receberá a terceira dose do imunizante Pfizer. “A medida é válida pra todo o país. No Maranhão, temos resolução CIB [Comissão Bipartite] prevendo a medida também”, disse.

Ainda de acordo com Lula, a aplicação de um imunizante em terceira ocasião diferentemente das doses anteriores faz parte do planejamento estratégico. “Isso é o que chamamos de reforço heterólogo e vários estudos publicados indicam real eficácia nessa estratégia de combinar vacinas diferentes”, disse o titular da SES.

Já na capital, a autorização do prefeito Eduardo Braide para a aplicação imediata da terceira dose vai ao encontro do ritmo da campanha na cidade, pois a capital está em fase considerada avançada da imunização, com mais de 99% da população protegida em uma dose.

Autorização

A autorização, a princípio, ocorre a partir de decisão unilateral da Prefeitura de São Luís, pois até o fim da manhã de ontem (25), a SES citava o dia 15 de setembro para o início da aplicação extra. Estados como o Rio de Janeiro confirmaram a aplicação para setembro.

A definição acerca da aplicação de terceira dose no Maranhão ocorreu após anúncio oficial feito ontem pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, a decisão de autorizar a terceira dose e reduzir o intervalo entre as doses da ocorreu de forma conjunta com órgãos, dentre eles, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde.

Outra novidade, além da inclusão de terceira dose no ciclo de vacinas é a confirmação de que haverá a antecipação de 12 para 8 semanas da AstranZeneca e da Pfizer. Porém, de acordo com a SES, será necessário aguardar o envio de novas doses para que “todos os estados tenham capacidade de aplicar as vacinas com intervalo reduzido”.

Antes da aplicação em terceira dose, a capital adotou a antecipação – em pelo menos 48 horas – do prazo de recebimento das segundas doses dos imunizantes. Com a flexibilização das regras via MS, a partir de setembro, pessoas com segundas doses previstas para o fim do próximo mês deverão ter as datas de retorno antecipadas.

Calendário para outros públicos sairá até sábado

O calendário para a inclusão de outros públicos no recebimento de terceira dose em São Luís deve ser divulgado ainda esta semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide nas redes sociais.

Estima-se que o público a ser chamado deve estar enquadrado no rol dos imunossuprimidos que, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, seriam as pessoas hipertensas, com diabetes e outras comorbidades. Até sábado (28), o município também imuniza pessoas a partir dos 12 anos de idade que, porventura, perderam os prazos anteriores e ainda não se vacinaram em primeira dose.

Até a última atualização da Prefeitura, 1.079.862 doses foram aplicadas. Deste total, 775.654 em primeira dose. A capital registra uma taxa de vacinação superior a 81%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.