Cerco

Polícia cumpre 30 mandados de prisão na operação Mabul

Ação foi deflagrada em Timon e Teresina, para desarticular faccionados com atuação no tráfico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (operação)

Maranhão - Foram cumpridos 30 mandados de prisão nesta quarta-feira, 25, durante a operação Mabul, deflagrada pelas polícias civis do Piauí e do Maranhão, no município de Timon e em Teresina. De acordo com a polícia, o objetivo da ação era desarticular facções criminosas com forte atuação no tráfico de drogas e arma de fogo, além de crimes como roubos e homicídios, principalmente, nas duas cidades. Eles teriam participado da execução de Maria Eduarda, de 17 anos, e Joyce Ellen, de 16 anos, ocorrida em março deste ano, em Timon.

A polícia informou que na cidade maranhense as investigações foram coordenadas pelo Departamento de Narcotráfico (Denarc), que contou com o apoio de agentes da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e da Superintendência de Homicídios (SHPP). Nesse município, os policiais conseguiram cumprir 11 mandados de prisões contra pessoas que já estavam detidas em unidades prisionais da localidade, além de quatro que foram efetuadas nos bairros Cocais e Centro Operário.

Em Teresina, no Piauí, os policiais, com o apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), também cumpriram 11 mandados de prisões em desfavor de investigados que já se encontravam presos em presídios da cidade e mais quatro que foram detidas em diversos bairros e conduzidos para a delegacia onde prestaram esclarecimentos sobre o caso.

Investigação
O delegado Leonardo Carvalho, que é coordenador do Departamento de Investigações sobre Narcóticos de Timon (Denarc), declarou que esses faccionados vinham sendo investigando pelas policias do Maranhão e do Piauí. "Essa é uma organização criminosa nascida no estado do Maranhão e que está tendo tentáculos no Piauí e outros estados. Diante da guerra de facções aqui em Timon, achamos por bem desencadear essa operação para dar efetivo cumprimento a essa quantidade de mandados”, destacou Leonardo Carvalho.

Ele disse que esse cerco policial também buscou combater os efeitos da atuação das facções nas cidades de Teresina e Timon. “A nossa atuação tem sido ferrenha no intuito de identificar esses indivíduos que praticam esse diversos tipos de crimes, inclusive, assassinatos”, frisou o delegado.

Ato bárbaro
A polícia informou que esses faccionados tiveram participação da morte de Maria Eduarda, de 17 anos; e Joyce Ellen, de 16 anos. Elas foram torturadas e antes de serem mortas foram obrigadas a cavar a própria cova em uma área de matagal, localizada no Parque Aliança, em Timon.

As adolescentes residiam na capital piauiense e desapareceram no dia 20 de março deste ano. No dia seguinte, os familiares de uma das vítimas recebeu a informação que a sua filha tinha sido assassinada por membros de uma facção criminosa, no Maranhão. A polícia foi comunicada e os corpos foram encontrados em uma área de matagal.

Os corpos foram resgatados pelos bombeiros militares e levados ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade para ser autopsiado e o resultado encaminhado para a Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP). Após meses de investigação, a polícia conseguiu prender, pelo menos, dez suspeitos desse crime e sendo a maioria do sexo feminicídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.