COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
NOITE de ótimas conversas, bons vinhos e quitutes deliciosos no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, reuniu os empresários Emmanuel Márcio Barbosa, Jorge Maciel (dono da Impacto, maior empresa de outdoor do Nordeste, que está apoiando o lançamento da segunda edição do meu livro de estreia, Existencial de Agosto, e Emerson Rocha, alto executivo local da revendedora BMW
NOITE de ótimas conversas, bons vinhos e quitutes deliciosos no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, reuniu os empresários Emmanuel Márcio Barbosa, Jorge Maciel (dono da Impacto, maior empresa de outdoor do Nordeste, que está apoiando o lançamento da segunda edição do meu livro de estreia, Existencial de Agosto, e Emerson Rocha, alto executivo local da revendedora BMW
NO ÚLTIMO domingo, quem distribuiu simpatia e talento no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, foi a cantora Fabrícia (Musa da Música Maranhense) e a dupla sertaneja Fernando & Franco, que pela primeira vez cantou no espaço. Os meninos foram convidados por ela para uma participação especial em seu show, apresentado no palco montado no centro do jardim do imóvel secular que pertenceu a Dadá Pinheiro Costa. Aliás, a dupla voltará ao Casarão no dia 5 de setembro, para um show especial
NO ÚLTIMO domingo, quem distribuiu simpatia e talento no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, foi a cantora Fabrícia (Musa da Música Maranhense) e a dupla sertaneja Fernando & Franco, que pela primeira vez cantou no espaço. Os meninos foram convidados por ela para uma participação especial em seu show, apresentado no palco montado no centro do jardim do imóvel secular que pertenceu a Dadá Pinheiro Costa. Aliás, a dupla voltará ao Casarão no dia 5 de setembro, para um show especial

Emoção de Georgino
Ainda a propósito dos 40 anos, transcorridos domingo passado, da morte de Glauber Rocha, Georgino Melo e Silva escreve para dizer que foi com emoção que fez a leitura desta coluna terça e quarta-feira desta semana.

Pontuou o ilustre maranhense: “emoção sobretudo pelo resgate da memória de Glauber Rocha, o mais genial cineasta brasileiro, um talento que continua sempre vivo e atual”.

E arremata: “As palavras de Darcy Ribeiro expressaram o sentimento de uma nação”.

Emoção...2
Continua Georgino: “Discursando no Senado, em 2 de setembro de 1981, o então presidente do PDS, José Sarney, emocionou mãe e filha do cineasta: “Jamais seu nome será associado ao silêncio dos túmulos, aos monumentos à morte, mas a um convite à vida. Vida que ele sempre quis que fosse uma busca constante sobre a causa de todas as causas, a engrenagem do pensamento triturando a lógica até chegar a esse sentimento absoluto, da dilaceração, do suicídio, da santa demência, da normal anormalidade”.

Continua Sarney, dizendo que Glauber deixa “uma herança de luta para que se conscientize o País de que o Brasil somente será uma potência econômica se for uma potência cultural, um Brasil que coloque na mesa do planejador a cultura”.

“Foi uma bela e estupenda lembrança e uma justa a homenagem a um gigante da cultura brasileira” – arremata Georgino.

TUP Porto São Luís
De acordo com o processo de reestruturação societária do TUP - Terminal de Uso Privado Porto São Luís, que passa a ter como acionista um dos maiores grupos empresariais brasileiros, a Cosan S.A., holding com forte expertise em logística e gestão, além da aquisição das ações de sócios minoritários, esse acordo prevê também a possível compra dos 51% de ações pertencentes à gigante chinesa CCCC.

A operação ainda está sujeita ao cumprimento de aprovações regulatórias locais, assim como as aprovações societárias da CCCC e das autoridades chinesas competentes.

Até lá, os trabalhos que já vinham sendo realizados pelas equipes do Porto seguem normalmente, cumprindo um cronograma de atividades de implantação e manutenção da infraestrutura, monitoramento ambiental, sistemas de controle, vigilância entre outras ações que continuam normalmente.

TUP Porto SL...2
Essa mudança societária é mais uma etapa do processo de reestruturação que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos no Porto São Luis. O novo plano de negócios do TUP Porto São Luís prevê a inclusão de carga para o escoamento do minério de ferro, e a expectativa de início dessa operação é para 2025.

O atual presidente do Porto São Luís, Helder Dantas avalia como muito positiva a entrada do novo sócio.

O TUP Porto São Luís conta com localização privilegiada na Baía de São Marcos, em uma área de 2 milhões e 580 mil metros quadrados de cais, com 950m de extensão, e cerca de 1.900 metros de cais acostável e apto a receber diversos navios simultaneamente.

Programa de Startups
O programa Inova Maranhão segue com inscrições abertas para o edital do Programa de Startups Ciclo 2021/2022. Lançado em 6 de agosto, o edital objetiva orientar e apoiar projetos de empresas emergentes de base tecnológica (startups) que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, por meio da aplicação da inovação e geração de valor agregado para os clientes das empresas.

TRIVIAL VARIADO

As inscrições para o Ilha Bela Festival serão encerradas amanhã. A proposta vai premiar dez canções autorais e inéditas que tenham como tema a cidade de São Luís. Pode participar qualquer pessoa física, maior de 14 anos, que mantenha residência ou domicílio no município de São Luís.

Tome nota: os compositores selecionados receberão prêmios em dinheiro que vão de R$ 1 mil até R$ 10 mil.

É hoje a live sobre o tema “Oportunidades e desafios para o profissional de Administração e Logística”, a ser discorrido pelo empresário, consultor de carreiras e professor da Faculdade de Negócios Faene Ricardo André Carreira.

A propósito: a transmissão, das 20h às 21h30, será pela plataforma do Google Meet. A live integra a série “Parcerias de Sucesso”.

Pesquisadores de todo o país têm até o dia 31 para submeterem seus trabalhos aos organizadores da quinta edição do congresso nacional de samba. O tema Genealogia do Samba vai priorizar aspectos reveladores das origens ou reinvenções do gênero.

A carismática artista franco-americana Josephine Baker que galvanizou a Paris dos anos 1920 em diante dará entrada na necrópole parisiense no dia 30 de novembro como a primeira mulher negra a entrar no Panteão francês. Decisão foi tomada na sequência de uma petição que reuniu 38 mil assinaturas em 2019.

Com a cidade exibindo vários outdoors, grande divulgação nas redes sociais e a atuação marcante de Teresa Martins convocando os amigos, tudo indica que a noite cultural da próxima terça-feira, na Livraria AMEI do São Luís Shopping, vai entrar para a história como um dos maiores acontecimentos do gênero, este ano.

Nessa noite, a partir das 18h, estarei autografando a segunda edição do meu livro de estreia, Existencial de Agosto, em edição revista e ampliada com “outras viagens poéticas”.

DE RELANCE

Semana Nacional de Trânsito
Vem ai o passeio ciclístico, que marca a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021. O evento acontecerá no dia 19 de setembro. A Semana, de 18 a 25 de setembro, terá como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. As inscrições começaram ontem e se estenderão até 5 de setembro ou até esgotarem as vagas. Devem ser feitas mediante doação de 3 kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues no dia do passeio à organização para recebimento da camisa do evento. Os alimentos serão doados para famílias em condições de vulnerabilidade social, por meio de entidades sociais.

Paolo em “Auê”
O cantor maranhense Paolo Ravley vai lançar música e videoclipe de “Auê”, seu novo projeto musical. Desta vez, ele compõe, produz, canta, dança e dirige o próprio videoclipe. O clipe foi gravado no Centro Histórico e é uma homenagem do artista ao aniversário de São Luís, que no dia 8 de setembro completará 409 anos. Paolo é radicado na França e enfrentou a pandemia em sua terra natal, ao lado da família. O tom, completamente solar, é marcado pelas percussões de Ricardo Braga, guitarra de Thiago Trindade e groove no baixo de André “Dreg” Araújo. Nos teclados e programações, além de assistência na produção musical, está Bruno Bonaventure.

Museu das Ilusões
Acontece na manhã de hoje o café da manhã para apresentação do Museu das Ilusões, no Shopping da Ilha. A proposta inteligente, intrigante e Instagramável é inédita na região Nordeste. Este ano, o museu incrementou ainda mais seu acervo, adquirindo novas coleções, entre elas, a Cadeira da Ilusão: uma cadeira gigante, dividida em duas partes e colocada em perspectiva para fotos. Há, ainda, o Triângulo Impossível, deformado com uma bola que passa ao meio, mas na foto parece que a bola passa por dentro do triângulo, e o Zoetropo, com pássaros em diferentes poses em sequência, que no movimento da peça formam a imagem de um único pássaro voando ao centro.

Medalha para Benedito Mendes
O empresário Benedito Bezerra Mendes, do Grupo BB Mendes, recebe logo mais às 19h, no salão de eventos da Casa da Indústria, a medalha da Ordem do Mérito Industrial outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A solenidade de outorga será feita pelo Chanceler da Ordem do Mérito Industrial da CNI, Amaro Sales de Araújo, que também preside a Federação das Indústria do Rio Grande do Norte e representará o presidente da CNI, Robson Andrade no evento. O governador Flávio Dino confirmou presença na solenidade.

Terceira dose
Anunciada a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19, que deve começar a partir do dia 15 de setembro em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos. Também está previsto para a mesma data a redução do intervalo da aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e Astrazeneca de doze para oito semanas. A distribuição de imunizantes para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos será finalizada, o que abre espaço para a antecipação e o reforço da vacina que foi anunciado.

Para escrever na pedra:
“Afinal, o que é uma mentira? Nada mais que a verdade mascarada”. De Lord Byron.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.