Campanha

Dia D da Diálise: entidade relata drama de paciente renal crônica de São Luís

Data é celebrada hoje, em alusão à luta pelo tratamento dos 144 mil portadores da doença e pela sobrevivência das clínicas conveniadas ao SUS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Campanha reivindica tratamento de qualidade e acesso à Terapia Renal Substitutiva (TRS)
Campanha reivindica tratamento de qualidade e acesso à Terapia Renal Substitutiva (TRS) (hemodiálise)

Antes de descobrir o problema renal, em 2019, Julyanne Rabello, de 26 anos, praticava exercícios físicos e cuidava da saúde. Ao passar mal ir para a emergência do hospital, descobriu que já tinha perdido 86% dos rins, em um processo silencioso. Para entrar na rotina da diálise, a moradora de São Luiz do Maranhão (MA) precisou adaptar totalmente a vida. Antes, ela já cuidava do pai, 77 anos, com Demência de Corpos de Lewy, após um AVC. E, devido às complicações no parto, sua mãe, de 50 anos, teve eclampsia, e desenvolveu alguns transtornos mentais. Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas por uma paciente renal crônica, Julyanne cuida de si mesma, do pai e da mãe.

Na primeira sessão de diálise, em 2020, Julyanne ficou assustada com a grossura das agulhas e com todo o procedimento. Hoje em dia aposta no controle emocional para suportar o tratamento e a rotina de ir à clínica nas segundas, terças e quartas-feiras, das 6h30 às 10h30. Julyanne acredita que as autoridades brasileiras precisam conhecer de perto a situação da diálise, sem ficarem apenas à margem. “Falta muito que os governantes olhem esses casos com sensibilidade, se coloquem no lugar dessas pessoas. Afinal, o problema renal pode acontecer com um deles ou dos seus também”.

Julyanne é uma das pacientes pelos quais o Dia D da Diálise, com a campanha #adialisenaopodeparar, reivindica um tratamento de qualidade e acesso à Terapia Renal Substitutiva (TRS). O movimento, celebrado nesta quinta-feira (26) defende o reajuste imediato de 46% na tabela SUS, totalizando R$ 285,45, para garantir a qualidade assistencial desses pacientes e a sobrevivência das clínicas conveniadas ao SUS. Em ato simbólico, as clínicas em todo o país apagarão suas luzes por alguns minutos às 14h de hoje.

Ainda como parte da programação do Dia D da Diálise, será promovida, às 18h, a live “O que você quer saber sobre diálise?”, como forma de esclarecer dúvidas do público em geral sobre a doença renal. Os convidados serão o Dr. André Pimentel: Diretor técnico da ABCDT, Dra. Maria Goretti: Diretora do Departamento de Nefrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); Raquel Carreiro, especializada em nutrição para pacientes renais crônicos; Graziele da Silva Ferreira, membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (Soben).

Em 2021, o ‘Dia D’ da Diálise é realizado pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), Federação Nacional de Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) e Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal). Saiba mais sobre a campanha #adialisenaopodeparar em www.vidasimportam.com.br, no FB @VidasImportam e no IG @vidasimportam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.