COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
VISITA do prefeito de Codó, Dr. José Francisco, ao Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes. Como fruto do convênio entre a Prefeitura de Codó, e o Senac, em setembro o município de Codó recebe a Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria, para ministrar cursos profissionalizantes na área de gastronomia e hotelaria, tais como de Garçom, Salgadeiro, Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Confeitaria. Entre muitos outros quitutes, os alunos aprenderão a fazer também Pizzas e Tortas Finas
VISITA do prefeito de Codó, Dr. José Francisco, ao Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes. Como fruto do convênio entre a Prefeitura de Codó, e o Senac, em setembro o município de Codó recebe a Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria, para ministrar cursos profissionalizantes na área de gastronomia e hotelaria, tais como de Garçom, Salgadeiro, Auxiliar de Cozinha e Auxiliar de Confeitaria. Entre muitos outros quitutes, os alunos aprenderão a fazer também Pizzas e Tortas Finas
O DESEMBARGADOR Gerson de Oliveira Costa Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, foi aclamado, no dia 17 deste mês, pelos membros da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, para ocupar a cadeira de número 3, vaga com o falecimento do desembargador Mílson Coutinho. A academia é presidida pelo advogado Júlio Moreira Gomes Filho e tem acadêmicos como Luís Augusto Guterres, Sérgio Victor Tamer e a promotora de justiça Ana Luiza Almeida Ferro
O DESEMBARGADOR Gerson de Oliveira Costa Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, foi aclamado, no dia 17 deste mês, pelos membros da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, para ocupar a cadeira de número 3, vaga com o falecimento do desembargador Mílson Coutinho. A academia é presidida pelo advogado Júlio Moreira Gomes Filho e tem acadêmicos como Luís Augusto Guterres, Sérgio Victor Tamer e a promotora de justiça Ana Luiza Almeida Ferro

O discurso
Ainda a propósito dos 40 anos, transcorridos domingo passado, da morte de Glauber Rocha, há quem relembre ter ouvido, no dia 23 de agosto de 1981, na hora do sepultamento do cineasta, uma das mais brilhantes e comoventes peças de oratória do século passado.

Amigo de Glauber, o antropólogo, escritor e ex-ministro da Educação, Darcy Ribeiro (1922-1997), em seu pronunciamento de despedida, ao lado da sepultura, disse, com seu arrebatamento característico, palavras que emocionaram profundamente a todos os presentes.

O discurso...2
No assunto: em determinados momentos, o orador conversava com Glauber como se ele estivesse ali, vivo. Em outros, tratava de deixar bem claro o tamanho da tragédia que aquela morte representava para todos nós – brasileiros especialmente.

Darcy falou da breve vida de Glauber (42 anos): “Sem pele, com a carne exposta, capaz de gozos e excessos, não é, Glauber?”, indagou Darcy. “Mas, mais capaz de dor... da nossa dor...”.

O discurso...3
No discurso, Darcy Ribeiro lembrou de uma manhã que Glauber passou abraçado com ele, chorando convulsivamente.

“Glauber chorava a dor que nós devíamos chorar. A dor de todos os brasileiros. Chorava as crianças com fome. Chorava esse país que não deu certo. Chorava a brutalidade, a estupidez, a mediocridade, a tortura. Ele não suportava. Os filmes de Glauber são isso. Um lamento, um grito, um berro! Essa é a herança que fica de Glauber. Fica, de Glauber para nós, a herança da sua indignação”.

O discurso...4
“Glauber viveu entre a esperança e o desespero, como um pêndulo louco...” – pontuou Darcy.

Diante de uma avaliação como essa, vinda de quem veio, pouco sobra para nós, órfãos da sensibilidade dos profetas”.

“Do que se trata?”, perguntaria o célebre fotógrafo Henri Cartier-Bresson (1908-2004): Eu arriscaria responder fazendo coro com o jornalista Ricardo Chaves: “Da vida, meu caro mestre. Da luta contra a força do tempo”.

A vida com HIV
O Globoplay disponibilizou, na semana passada, o doc-reality Deu Positivo, protagonizado por pessoas que vivem com HIV.

Ao longo de três episódios, os personagens mostram suas histórias de vida e contam como lidam com estigmas e preconceitos que, até os dias atuais, rondam a causa.

Dados do final de 2019, do Ministério da Saúde, apontam que há aproximadamente 920 mil pessoas vivendo com HIV no Brasil.

Simpósio de gestão portuária
A Universidade Federal do Maranhão e o Grupo de Pesquisa LabPortos, coordenado pelo professor Sérgio Cutrim, realizam a partir de hoje, até o dia 27 de agosto, o IV Simpósio Internacional de Gestão Portuária, com o tema “Desenvolvimento Portuário e Sustentabilidade”, com o objetivo de fortalecer e promover a pesquisa sobre gestão portuária e a discussão sobre o crescimento portuário e os impactos sobre o desenvolvimento sustentável.

TRIVIAL VARIADO

Os clientes do Banco do Brasil já podem emitir, consultar e alterar boletos bancários pelo WhatsApp. Pioneiro no país, o sistema de cobrança bancária por chat foi lançado nesta semana e, segundo a instituição financeira, beneficiará principalmente pequenos empreendedores.

As inscrições para o auxílio-combustível prosseguem até a próxima segunda-feira (30), com previsão para divulgação do resultado no dia 25 de setembro. O auxílio é um benefício dado pelo governo estadual, que tem como objetivo amenizar os impactos financeiros causados pela pandemia da Covid-19.

A Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos divulgou edital de seleção, destinado a motoristas de aplicativo, taxistas, mototaxistas e operadores do transporte alternativo complementar.

A Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão realizou inspeção ordinária nas unidades prisionais de Timon, Caxias, Codó e Coroatá, durante a última semana, de 16 a 19 de agosto.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão se fará presente no cenário pós-terremoto no Haiti, por meio do primeiro tenente Luiz Paulo Rodrigues, mobilizado na Força Nacional. O oficial maranhense é especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas.

Zelar pela democracia deveria ser o compromisso daqueles que se aventuram na seara da política, mas, no Brasil atual, essa regra básica é atropelada a todo instante.

O afastamento de um comandante da PM de São Paulo que estimulou protestos no Sete de Setembro fez soar o alarme entre os governadores. A preocupação é com possíveis atos de insubordinação nas polícias estaduais.

A cidade amanheceu ontem cheia de outdoors anunciando a Noite de Autógrafos que faremos terça-feira, dia 31, na Livraria AMEI, do São Luís Shopping, para lançar a segunda edição do livro “Existencial de Agosto e outras viagens poéticas”.

DE RELANCE

Porto São Luís muda de dono
A bomba da semana, foi o anúncio de que o Porto São Luís, lançado pela WTorres em sociedade com a China Communications Construction Company Limited (CCCC) está prestes a mudar de dono. De acordo com o comunicado, a controlada da Cosan, Atlântico Participações, celebrou com a CCCC, acionista controlador, e com os demais acionistas minoritários detentores em conjunto de 49%, uma proposta vinculante para aquisição de 100% do TUP Porto São Luis, na Baía de São Marcos, nesta capital. A TUP é detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luis. E a operação tem o valor de R$ 720 milhões.

Senac e Workshop
O Senac realiza, no período de 13 a 17 de setembro, em todas suas unidades educacionais, o Workshop “Inovação, Produtividade e Ação”, que objetiva promover ações que fomentem a prospecção de novos clientes com foco na qualificação e requalificação profissional, alinhados às novas tendências do mundo do trabalho. O evento vai desenvolver workshops com cargas horárias entre 3 e 8 horas com temas relacionados à Tecnologia, Beleza, Gastronomia, Gestão, Comunicação e Moda.

Beleza nas redes sociais
O mundo da comunicação vem passando por transformações profundas e a pandemia do acelerou essas mudanças, inclusive na área da beleza. O mundo digital ganhou mais força por conta do isolamento social, em detrimento de formas mais tradicionais de se aproximar do cliente. E é justamente o que
tem feito a empresária Paula Guimarães, proprietária do Studio Le Romantique. Ela sempre diz que não basta estar nas redes sociais. É preciso oferecer o conteúdo que o cliente procura, para decidir a qual profissional recorrer.

Em Gramado
O filme em curta-metragem maranhense “Quanto Pesa”, dirigido por Breno Nina, foi vencedor dos prêmios de ‘Melhor Atriz’, para Tieta Macau, e ‘Melhor Desenho de Som’, para Breno Nina, na 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado 2021, na categoria de Curtas-Metragens Brasileiros. O júri nesta categoria foi composto pelo realizador do evento, Marco Antônio Pereira, pela cineasta Janaina Oliveira Re.Fem, pelo diretor Ulisses Arthur, pela diretora de arte Valéria Verba e pela atriz Elisa Volpatto.

Semana de conscientização
Já começou e vai até 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla. Por aqui, a APAE de São Luís promove ampla programação. Na abertura, o presidente da entidade, Luís Sebastião Vanderlaan Rolim, convidou a sociedade a se engajar na luta pela inclusão. A programação conta com lives, palestras e oficinais. E a transmissão é pelos canais oficiais da Apae de São Luís no YouTube e Instagram.

Cuidados paliativos
Nos dias 26 e 27 de agosto, o sistema Hapvida promoverá evento gratuito voltado para profissionais e estudantes de Psicologia que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre Cuidados Paliativos e Gerenciamento de Crônicos. A Semana de Psicologia é um momento de imersão com palestras e vivências para expandir os olhares sobre o tema “Cuidados Paliativos e Gerenciamento de Pacientes Crônicos: a interface entre Psicologia e integralidade do cuidado”.

Monteiro Lobato
A biblioteca infantojuvenil Monteiro Lobato reabriu ao público, depois de mais de um ano fechada. Há uma novidade importante: a inauguração de uma sala de leitura para a primeira infância. Mas, também, uma polêmica sobre o futuro de seu acervo histórico, que envolveu nas últimas semanas ordens desencontradas da Prefeitura, ex-funcionários, frequentadores e até a bisneta do escritor. A seção de Bibliografia e Documentação guarda documentos relacionados à história das bibliotecas infantis e à literatura infantojuvenil, além de parte considerável do acervo de Monteiro Lobato (1882-1948), doado por dona Purezinha (1885-1959), mulher do escritor.

“Vai Turismo”
Na semana passada, representantes de entidades sindicais e gestores do setor de turismo do Norte e Nordeste reuniram-se em São Luís para o debate de ações e propostas que impulsionem o trade turístico maranhense e promovam a sua sustentabilidade. O encontro foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão em parceria com Confederação Nacional do Comércio, integrando a agenda de divulgação do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”.

Para escrever na pedra:
“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.” – De Otto Von Bismarck.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.