Ciclo de imunização

2,5 mil pessoas não foram tomar a 2ª dose contra Covid-19 em São Luís

Diariamente, mais de 3 mil pessoas têm procurado a segunda dose nos pontos de vacinação da capital maranhense e movimentação nos postos tem melhorado, conforme a Prefeitura

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Muitas pessoas ainda  não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid
Muitas pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid (vacina )

São Luís – Apesar da melhora na procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19, 2,5 mil pessoas ainda não compareceram aos postos de vacinação para completar a imunização, em São Luís. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), 3.680 pessoas são atendidas, em média diária, em cada local de vacinação disponível na capital maranhense, somente neste mês de agosto, em busca da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O cálculo foi feito considerando os atendimentos realizados até segunda-feira, dia 23.

No ponto localizado no Centro de Convenções, da UFMA, conforme os funcionários, pela manhã a procura tem sido de cerca de 180 pessoas em cada raia - cabines onde as doses são aplicadas -, apenas pela manhã. Ainda de acordo com os funcionários, a procura costuma reduzir pela tarde, mas ainda sim, o número de pessoas passando pelos pontos têm sido positivo.

Socorro da Silva, de 50 anos, foi uma das pessoas que receberam sua segunda dose durante a manhã de terça-feira, e mesmo com medo da agulha, ela relata que não deixou a data passar. “Eu tenho muito medo de me vacinar, mas vim porque sei que preciso e que a vacina é necessária. Assim, espero que as coisas melhorem”, conta. No total, 292.812 pessoas em São Luís já receberam a segunda dose ou dose única da vacina.

No momento, a Prefeitura está aplicando apenas a segunda dose das vacinas Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, porém, o cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas com comorbidade, para receberem a primeira dose da vacina, está disponível no site da Semus.

Vacinação de adolescentes
De acordo com a Semus, 97.244 jovens entre 12 e 17 anos de idade foram imunizados em primeira dose contra a Covid-19 na capital maranhense. O cadastro para os jovens que aguardam uma nova chamada ainda está aberto.

Apesar da vacinação de adolescentes, ainda não há previsão para que São Luís inicie a imunização de crianças menores de 12 anos, pois a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em faixas etárias específicas depende de autorização técnica de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que não ocorreu até o momento para este caso.

E se perder a data da segunda dose?
Para aqueles que não puderam comparecer no posto de vacinação na data prevista para a segunda dose, basta se encaminhar a um dos nove postos de imunização e garantir sua dose. A aplicação da segunda dose da Pfizer e CoronaVac está ocorrendo apenas no posto do Multicenter Sebrae, das 8h às 18h. Já a segunda dose da AstraZeneca está disponível em todos os nove pontos de vacinação.

SAIBA MAIS

Mais vacinas no Maranhão

Para garantir o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, o Ministério da Saúde enviou mais 228 mil doses de vacinas Covid-19 para o Maranhão. Nessa remessa, o estado recebe 56,6 mil doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, 59,6 mil doses da Pfizer/BioNtech e 111,7 mil doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz. Essa é a segunda distribuição desde a última quinta-feira (19).
Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 6,8 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 4,7 milhões foram aplicadas.
Na sexta-feira (20), o Ministério da Saúde apresentou todos os detalhes do caminho dos imunizantes, desde a entrega pelos laboratórios até os braços dos brasileiros. Para garantir ainda mais transparência, uma nova plataforma está no ar, no portal LocalizaSUS. Por lá, é possível acompanhar todo o processo de liberação e controle de qualidade das vacinas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.