Ameaça

Filipino tripulante de navio é internado em hospital de São Luís com Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde está monitorando o caso, mas ainda não confirmou se o estrangeiro está com a variante delta do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Navio MV Sagittariusm onde viajava o tripulante filipino que testou positivo para covid e está internado em São Luís
Navio MV Sagittariusm onde viajava o tripulante filipino que testou positivo para covid e está internado em São Luís (filipino covid)

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) confirmou que o tripulante filipino internado em São Luís está com Covid-19. Ele segue em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital particular da capital. O nome do paciente não foi divulgado. No entanto, até o momento não há confirmação da variante do coronavírus que infectou o filipino.

Segundo a SES, a amostra do paciente segue para sequenciamento genômico. O tripulante veio em um navio de bandeira da África do Sul, o MV SAGITTARIUS, e deu entrada, no último sábado (22), na UTI de um hospital particular de São Luís com quadro suspeito de Covid-19. O translado do paciente até o hospital se deu por helicóptero.

Variante delta da Covid: os sinais que ameaçam fim da pandemia mesmo após vacinação

A embarcação está há 10 dias na área de fundeio e não atracou em São Luís. Além do filipino, outros 18 tripulantes estrangeiros seguem cumprindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto às medidas sanitárias no navio e apresentam bom estado de saúde, segundo a SES.

Os tripulantes tiveram amostras coletadas para análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão. O caso está sendo acompanhado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), em cooperação com a Anvisa.

Variante delta no Maranhão

Em maio de 2021, o Maranhão confirmou os primeiros casos da variante Delta do coronavírus (chamada de B.1.617 e encontrada inicialmente na Índia) no Brasil. Os seis casos dessa variante foram detectados em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense em 14 de maio.

Um dos infectados foi internado em um hospital particular da capital, São Luís e morreu 43 dias depois. Os outros estavam isolados dentro do navio, em alto mar, a cerca de cerca de 35 quilômetros da costa. Dois deles retornaram à embarcação depois de serem medicados em hospital. No entanto, apesar destes seis casos, o governo do Maranhão diz que o vírus não chegou a se espalhar por meio deles e ainda não há transmissão local da variante delta do coronavírus.

Em linhas gerais, tudo indica que essas mutações genéticas melhoram a capacidade de transmissão do vírus e permitem que ele consiga invadir o organismo humano com mais facilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.