COLUNA SOCIAL

Referência em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Gino Longhi
Gino Longhi
Gino com os outros sócios da Personal Group: Alba Moraes e Rodolfo Almeida
Gino com os outros sócios da Personal Group: Alba Moraes e Rodolfo Almeida

A educação física em São Luís passa por Gino Longhi. Ou melhor: pelos seus 23 anos de atuação. De personal trainer a empresário, ele vem sendo ativo na consolidação local dessa área que não para de evoluir.

A exigência da formação acadêmica para instrutores de academia foi uma das primeiras bandeiras levantadas por Gino. Ele, que é graduado em Educação Física na UFMA, reúne no currículo especializações em Fisiologia do Exercício, Musculação e Personal Trainer, Gerontologia (que estuda o processo de envelhecimento), além da certificação em Cooper Mentorship (EUA).

Ao abrir a Personal Group, há 11 anos - a serem completados nesta semana -, Gino trouxe não só a primeira academia exclusiva com personal trainers, como a graduação como pré-requisito. Até então era comum profissões sem formação atuando no setor.

A propósito, hoje em dia, ele exige a certificação e regulamentação do Conselho Regional de Ed. Física (CREF21/MA) para todos os instrutores de sua academia.

A formação profissional contínua é outro ponto reforçado por Gino. Tanto que, ao longo dessa década, a Personal Group se tornou celeiro para formação de educadores físicos.

Só mesmo alguém em constante atualização seria capaz de se manter relevante em um mercado que passou (e passa) por grandes transformações.

A mais significativa delas, aponta Gino, é a da mudança de mentalidade: antes mais focada na forma física, a educação física está agora totalmente voltada para o bem-estar: físico e mental. É tão tal, que, segundo ele, a atividade física ganhou um caráter terapêutico, mais humano.

Verdadeiro entusiasta da área que escolheu como ofício, Gino vê de forma positiva a vinda para São Luís de grandes redes de academia. Para ele, as concorrentes democratizaram a prática da musculação e ainda ajudaram reforçar a segmentação do mercado.

No presente, ele vê mais como desafio a criação de novas experiências que completem a vivência em sua academia. E também anda interessado em aplicativos que contribuam com a melhor realização das atividades físicas.

Gino ainda aposta na retomada do espaço físico das academias tão logo a pandemia termine. Para ele, nada substituirá o ambiente socializador delas.

Por falar em socialização, para o aniversário de onze anos da Personal Group, ele está promovendo uma série de atividades durante esta semana, cujo ponto culminante será a corrida a ser realizada no próximo sábado, 28, na Península (aberta ao público em geral).

Gino e a esposa, Alana
Gino e a esposa, Alana
Gino com os filhos Ian e Iago
Gino com os filhos Ian e Iago

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.