Visita

"Não definimos nada", diz Lula sobre alianças do PT no Maranhão

Ex-presidente cumpriu agenda de pré-campanha reunindo com lideranças políticas, mas deixou claro que decisão de aliança do PT somente em 2022

Ronaldo Rocha e Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Lula conversou, em jantar, com o também ex-presidente Sarney e com a ex-governadora Roseana Sarney
Lula conversou, em jantar, com o também ex-presidente Sarney e com a ex-governadora Roseana Sarney (Lula, Roseana e José Sarney )

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), frustrou os desejos de aliados do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), e do senador Weverton Rocha (PDT), e deixou o estado, após uma estada de dois dias e meio, sem definir quem o Partido dos Trabalhadores apoiará na disputa pelo governo estadual em 2022.

Tucanos e pedetistas seguem tentando viabilizar o apoio petista, enquanto, em nível local, ainda lutam, também, por uma declaração formal de apoio do governador Flávio Dino (PSB).

Em entrevista coletiva na tarde da sexta-feira, 20, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) - onde participou de encontro com movimentos sociais -, o ex-presidente afirmou à imprensa que uma decisão sobre o assunto deverá ocorrer somente em março de 2022. Ele fez uma apelo por unidade de todas as correntes políticas de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Lógico que, numa viagem dessa, você não vem aqui para definir aliança política, porque, primeiro nós temos que respeitar os partidos. A minha presidenta tem forte relação com a direção nacional do PDT, o PT daqui tem forte relação política com o PDT do Maranhão, o Flávio Dino tem relação conosco e com todos os outros. Então, nós não definimos nada”, explicou Lula.

O petista acrescentou, contudo, que a série de conversas que manteve em solo maranhense, com lideranças de mais de uma dezena de partidos, será a tônica da sua campanha até o ano que vem.

“Uma coisa eu posso garantir: todos nós estamos mais maduros, todos nós sabemos a necessidade de manter os setores progressistas unidos, todos nós temos a certeza de que é preciso construir uma frente ampla para governar esse país. Porque não é só ganhar, você vai vendo pelas pesquisas que ganhar não é o mais difícil. O mais difícil é fazer o Brasil voltar a crescer, a gente voltar a distribuir renda, voltar a gerar emprego e voltar a fazer esse povo acreditar nessa nação”, completou, ao reforçar que não fechou nenhum acordo no Maranhão.

“Então, eu não saio daqui com nenhum acordo. Eu saio daqui com o mesmo desejo, que eu tenho certeza que é o desejo de todo mundo: em algum momento nós vamos nos juntar, e tá chegando perto o dia de a gente tomar uma definição. A gente pode ir enrolando vocês [jornalistas] até quem sabe o final do ano, mas lá para o mês de março a gente já vai estar com bastante clareza do que a gente quer”, disse.

Vice

Lula também respondeu a questionamento sobre a possibilidade de o governador Flávio Dino - atual pré-candidatos a senador - compor a sua chapa na condição de candidato a vice-presidente da República no pleito do próximo ano.

Ele brincou que o socialista deve "entrar na fila", uma vez que já foram cogitados 11 nomes de lideranças políticas e ex-ministros de Governo, para o posto. Mas ressaltou que prefere o gestor estadual no Senado.

“A imprensa já me indicou 11 vices. Você vai entrar na fila”, declarou, dirigindo-se ao governador maranhense. Lula falou, na sequência, sobre os motivos que o levam a preferir Dino no Senado.

“Quem me conhece sabe que às vezes eu digo o seguinte: eu trocaria um senador por um governador. Sabe o que acontece? Um governador, quando ele toma posse, ele fica preocupado com a administração, ele às vezes, precisa de relação com o governo federal, porque ele precisa de recursos, ele é mais humilde. Mas um senador vira um deus. E, por isso, eu quero muitos senadores no Congresso Nacional. É preciso ter muitos senadores no Congresso Nacional, e muitos deputados federais”, destacou Lula, dando a entender, em seguida, que, se eleito presidente, pode ter Dino na sua equipe de ministros.

“Eu, sinceramente, não sei por quanto tempo o Flávio Dino ficará no Senado”, concluiu.

Lula: jantar com Sarney e Roseana foi “extraordinário"

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou, também durante a coletiva de imprensa, a visita de cortesia ao também ex-presidente da República José Sarney e à ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, ambos do MDB.

A visita ocorreu na residência de Roseana, na noite de quinta-feira, 19.

Durante o encontro, Lula, Sarney e Roseana conversaram sobre o atual cenário politico e econômico do país e também trataram sobre a pandemia da Covid-19. Participaram, ainda, os ex-senadores João Alberto e Edison Lobão - este último, ministro das Minas e Energia do governo Lula.

Para o ex-presidente, o encontro "foi extraordinário". "A relação política de respeito que eu tenho com ele [José Sarney], pela Roseana, que foi líder do meu governo. O Sarney era presidente do Senado e teve uma relação excepcional comigo. O jantar estava maravilhoso, o problema é que eu não estava preparado para comer porque era um pouco tarde. Se eu pudesse eu tinha pedido pra levar uma marmitex pra comer em casa, estava muito boa a comida, o caranguejo, sinceramente", brincou.

Lula disse que quando participa desses jantares “não discute problemas políticos”. E destacou o que considerou tratamento justo recebido por ele dos aliados do MDB maranhense.

"Eu quando faço esse jantar não é para discutir os problemas políticos, sabe. Jantar é jantar e eu fui lá por cordialidade, queria visitar a dona Marly, mas ela já estava dormindo. Eu tenho muita gratidão pela relação que as pessoas tiveram comigo. Eu não esqueço as pessoas que foram justas comigo e as pessoas que me trataram bem", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.