Coronavírus

Centro de Testagem tem baixa movimentação na Beira-Mar

Cenário do centro é de cadeiras vazias, água escorrendo, tendas armadas e ausência de pessoas; espaço atende público específico e deve ser agendado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Centro de testagem de Covid-19, instalado no anexo Viva Beira-Mar, parece abandonado, sem movimentação
Centro de testagem de Covid-19, instalado no anexo Viva Beira-Mar, parece abandonado, sem movimentação (centro de testagem)

São Luís - Água escorrendo, tendas armadas, cadeiras vazias, sem grande movimentação de pessoas e apenas de um zelador tentando secar o local. Este é o cenário do Centro de Testagem de Covid-19, localizado no anexo do Viva Beira Mar, administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou na sexta-feira, 20, por meio de nota, que esse centro continua realizando o teste do novo coronavírus e o atendimento é voltado aos profissionais da saúde, educação, segurança, pessoas com doenças crônicas e o público da faixa etária com ou acima de 60 anos.

Em um ano, o Centro de Testagem realizou mais de 33 mil testes. O equipamento foi inaugurado pela SES no primeiro semestre do ano passado, como parte das ações do poder público estadual para ampliar a testagem para diagnóstico da Covid-19.

Agendamento
O agendamento para a testagem no centro pode ser realizado por meio do Disque Saúde (3190-9091) ou pelo aplicativo do Procon. Para atendimento, a pessoa deve apresentar RG e documento que comprove vínculo empregatício (carteira de trabalho, contracheque recente ou declaração de trabalho). Enquanto, as pessoas com doenças crônicas precisam apresentar laudo ou documento que comprove a doença.

Após identificação, o paciente segue para a triagem, que vai definir o tipo de teste a ser realizado com base no período dos sintomas apresentados. No Centro de Testagem, de acordo com avaliação, é possível realizar análises do tipo sorologia, teste rápido, RT-PCR e o teste antígeno.

O exame de sorologia para Covid-19 existe para identificar anticorpos no sangue, a fim de saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição ao coronavírus. Ele é indicado para pacientes a partir do 10º dia de início dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis.

O teste rápido para Covid-19 consiste numa haste de plástico (similar àqueles de testes de gravidez encontrados em farmácias) com um pequeno poço, onde se coloca algumas gotas de sangue da pessoa a ser testada. O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente. O reagente é uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos muda de cor, indicando a presença deles na amostra avaliada.

Enquanto, o PCR-RT é um exame que atua detectando o material genético do vírus. Ele apresenta resultados confiáveis, sendo o exame de escolha para doentes que estejam com sintomas compatíveis com covid-19.

O teste de antígeno é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa. Ele é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas.

Testes nas UPAS
A SES também informou que os testes de Covid-19 para os casos suspeitos continuam sendo realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), distribuídas por São Luís, para pessoas com síndromes respiratórias, cujos sintomas são graves ou moderados. Relembra, também, que pacientes com sintomas leves e assintomáticos devem buscar as Unidades Básicas de Saúde do Município, conforme indicação para testagem.

Quando identificados sintomas moderados, o paciente será encaminhado para alguma das unidades de referência. Entre elas, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e o Hospital Universitário (HUUFMA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.