Igualdade Racial

Governo e gestores da Baixada Maranhense dialogam sobre Igualdade Racial

No encontro, foram apresentadas as ações da política de igualdade racial desenvolvidas pelo Governo do Estado, no âmbito dos programas coordenados pela SEIR, como o Programa Maranhão Quilombola

Com informações da Assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Secretário Gerson Pinheiro faz explanação aos gestores de igualdade racial da Baixada
Secretário Gerson Pinheiro faz explanação aos gestores de igualdade racial da Baixada (Secretario Gerson Pinheiro )

São Luís - O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), promoveu, na quinta-feira (19), um encontro regional com os gestores municipais da Política de Igualdade Racial e de Assistência Social da Baixada Maranhense, na cidade de Pinheiro. Participaram representantes dos municípios de Turilândia, Santa Helena, Pinheiro, Presidente Sarney, Palmeirândia , Bacurituba, Cajapió, São Vicente Férrer, São Bento, Peri-Mirim.

No encontro, foram apresentadas as ações da política de igualdade racial desenvolvidas pelo Governo do Estado, no âmbito dos programas coordenados pela SEIR, como o Programa Maranhão Quilombola (PMQ), Programa de Fortalecimento Étnico (PFE) e o Programa de Matriz Africana (PMA).

“Estamos vendo o esforço e dedicação do Governo do Estado, através da SEIR, realizando ações voltadas aos povos quilombolas, com olhar especial às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Estamos à disposição para ser um braço forte no apoio ao que está sendo feito”, destacou a secretária dos Direitos Humanos, Família e Mulher do município de Pinheiro, Bianca Machado, conhecida como Bianca do Social.

Como principal destaque, durante a reunião, o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, pontuou as principais estratégias de ação do PMQ: as Rotas Quilombolas, a Caravana Quilombola e o Selo Quilombos do Maranhão, com funções estruturantes para o desenvolvimento social, econômico e produtivo dos quilombos maranhenses.

“Mantemos o diálogo com os gestores de políticas de Igualdade racial, prefeitos e prefeitas, com movimentos sociais e sociedade civil e, a partir desses debates, vamos instituir essa nova estratégia de desenvolvimento voltado para as comunidades quilombolas, para essa região que é muito importante à população negra do Maranhão”, afirmou Gerson Pinheiro.

Como encaminhamento do encontro regional, foi pactuada a criação de um grupo institucional de trabalho para aprofundar o debate e propor estratégias para beneficiar as comunidades quilombolas da região. Além disso, foi apresentada a proposta de criação da Rota Quilombola da Região, que será submetida à aprovação no próximo encontro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.