Volta às aulas

Escolas são intimadas por não cumprirem protocolos sanitários

Um total de 23 estabelecimentos já passaram por fiscalização da Vigilância Sanitária; segundo a SES, irregularidades mais constatadas foram ausência de álcool em gel e de itens de higienização

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Equipe da Vigilância Sanitária fiscaliza escola
Equipe da Vigilância Sanitária fiscaliza escola (fiscalização escola Vigilância Sanitária )

São Luís - Vinte e três escolas já foram fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e 16 delas foram intimadas em razão do descumprimento das normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19. Desde a primeira semana deste mês, cerca de 1,1 mil escolas da rede pública retornaram às aulas presenciais, com formato híbrido, em todo o estado. Destas, 128 unidades de ensino estão localizadas em São Luís.

O período pandêmico não acabou e o momento ainda requer muita atenção da população e dos órgãos de saúde. Dados mais recentes da SES mostram que há 35.012 casos ativos da Covid-19 no Maranhão. Desse total, 467 dos infectados pelo vírus seguem internados em leitos de hospitais, seja da rede pública ou privada. Neste sentido, a Superintendência de Vigilância Sanitária, órgão da SES, está realizando desde o último dia 3, ações de combate ao novo coronavírus em estabelecimentos de ensino.

A SES informou ontem, por meio de nota, que até o momento foram realizadas 23 fiscalizações sanitárias, com 16 escolas intimadas por descumprimento das normas sanitárias. Entre as irregularidades mais constatadas estão a não disponibilização de álcool em gel, ausência de itens de controle e higienização, e a falta de cartaz de instrução no enfrentamento ao novo coronavírus.

Ainda de acordo com a SES, as medidas de distanciamento das cadeiras na sala de aula, a exposição da planilha de limpeza dos banheiros e ar-condicionado e isolamento de torneiras nos bebedouros foram algumas das medidas abordadas durante as ações de fiscalização feitas pela equipe da Vigilância Sanitária.

Fiscalização
O superintendente de Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz, disse que esse trabalho é para constatar que as medidas sanitárias vigentes estejam em cumprimento, visando à saúde dos alunos, professores e demais trabalhadores que atuam nas escolas.

Ele também declarou que a equipe da Vigilância Sanitária está atenta ao monitoramento e observando a manutenção dos protocolos a fim de garantir o retorno seguro dos alunos e de toda a classe de trabalhadores. “A nossa agenda contempla, neste primeiro momento, as unidades estaduais, principalmente por conta do retorno presencial das aulas”, contou Edmilson Diniz.

Entre os protocolos que estão sendo observados, estão o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras durante toda a permanência na escola, a disponibilidade de totem com álcool em gel e a aferição de temperatura ao entrar nos espaços. Além disso, também é feita a orientação quanto aos sinais e sintomas e o devido afastamento temporário. As escolas também são orientadas quanto à higienização das salas, cadeiras e corrimões.

Ao fim de cada vistoria é assinado um Termo de Fiscalização que descreve as medidas adotadas, bem como as responsabilidades do estabelecimento quanto ao cumprimento de todos os protocolos sanitários. Todas as ações executadas pela Vigilância Sanitária em escolas da Grande Ilha são repassadas aos demais municípios em formato de Notas Técnicas, no intuito de que sejam replicadas e cumpridas em todo o Maranhão.

Estado
O superintendente de Participação Social da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ismael Cardoso, declarou que para evitar aglomeração, neste momento, as aulas atenderão ao formato híbrido, porém de modo alternado, sendo em um dia presencial e no outro, on-line. “A parceria com a Vigilância Sanitária está constatando aquilo que foi estabelecido pelo Governo e esperamos que até o fim do ano, com o avanço da vacinação, possamos retomar 100% da nossa capacidade e com total segurança”, frisou Ismael Cardoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.