Pandemia

Lugar de máscara é no rosto, alerta infectologista

Com variante Delta em circulação no país, cuidados preventivos devem ser redobrados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Usar a máscara é necessário
Usar a máscara é necessário (máscara)

São Paulo - Com a chegada da variante Delta no Brasil, praticar os cuidados sanitários de prevenção à Covid-19 nunca foi tão necessário dada a alta transmissibilidade desta cepa. Segundo Evaldo Stanislau, infectologista, é essencial o uso de máscaras efetivas.

"Não dá para fazer de conta que está usando máscara ou usar uma pouco eficaz, mal ajustada no rosto e que se tira a todo momento", destaca o especialista, que já afirmou que o uso correto da máscara na prevenção à Covid-19 é tão eficaz quanto o preservativo no caso do HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis.

O novo relatório epidemiológico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) revelou que a Delta já é a dominante em todo o mundo, sendo identificada em quase 90% das amostras sequenciadas. Atualmente, está presente em 135 países, 22 deles nas Américas

Ainda de acordo com Evaldo Stanislau, os dados da literatura até o momento mostram que todas as vacinas são boas, defendem contra todas as variantes e devem ser tomadas o mais rápido possível. "Outro ponto importante é aumentar a testagem, mapear os contatos dos pacientes positivos e garantir uma quarentena rígida para os infectados".

Segundo o Ministério da Saúde, mesmo entre as pessoas vacinadas, é necessário seguir as recomendações das autoridades sanitárias, usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.