Oportunidade

Governo do Maranhão e Solar Coca-Cola capacitam jovens para o primeiro emprego

Iniciativa irá atender a 700 jovens do Programa Trabalho Jovem, que serão capacitados por meio do programa de empregabilidade Coletivo Online; para participar, os interessados precisam ter idade entre 16 e 25 anos

Com informações da Assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Projeto Coletivo Online)

São Luís - O governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), e a Solar Coca-Cola firmaram uma parceria voltada para a empregabilidade de jovens com idade entre 16 e 25 anos. A iniciativa irá disponibilizar 700 vagas para o Coletivo Online, programa de empregabilidade 100% digital do Instituto Coca-Cola.

Para participar, os interessados precisam ter idade entre 16 e 25 anos, estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio e estar inscrito no Programa Trabalho Jovem do governo do estado. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/coletivosolarma20213

De acordo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, a iniciativa vai contribuir com os jovens participantes do Trabalho Jovem, principalmente devido a pandemia do novo coronavírus. “O Governador Flávio Dino não mediu esforços para minimizar os impactos da pandemia no que se refere a empregos. O Trabalho Jovem é um exemplo disso, com ele empregamos milhares de jovens e estamos ofertando diversas capacitações “, disse o secretário.

Ao longo de seis semanas, o Coletivo Online disponibilizará para os jovens conteúdos ligados a empregabilidade por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. “Durante a capacitação, os participantes terão acesso a temas como: plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e preparação para processos seletivos. Após a conclusão do programa, estes jovens estarão aptos a oportunidades que possam conectá-los ao mercado de trabalho”, conta o Gerente de Operações do Instituto Coca-Cola, Maicon Lopes. O conteúdo é distribuído em 10 videoaulas e ainda conta com testes de conhecimento que podem ser realizados pelo próprio celular.

Após a finalização do curso, os jovens receberão certificados de conclusão e serão direcionados para o cadastro no banco de vagas dentro da comunidade exclusiva do Coletivo. A partir daí, eles poderão concorrer a vagas disponibilizadas por uma rede de 23 parceiros empregadores, incluindo a Solar Coca-Cola, no estado do Maranhão.

“Temos ampliado nossas ações em prol da empregabilidade de jovens no território de atuação da Solar. Para isso, temos contado com a parcerias de entidades governamentais e empresas na articulação de estratégias que possibilitem o suporte necessário para a preparação e empregabilidade desses jovens”, explica o Gerente de Relações Externas da Solar Coca-Cola, Arthur Ferraz.

Sobre a Solar Coca-Cola

Listando entre os 18 maiores fabricantes mundiais e ocupando a segunda posição como maior fabricante do sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta com mais de 12 mil colaboradores e possui 9 fábricas espalhadas por todo o Nordeste e no Mato Grosso. Dentro desse território, a companhia é responsável pela produção e distribuição de mais de 150 produtos da Coca-Cola.

Sobre o Programa Trabalho Jovem

Em plena execução, o programa foi idealizado pelo governador Flávio Dino e tem coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). Com foco na geração de 35 mil oportunidades, entre estágios, vagas de emprego e capacitações para jovens de 17 a 25 anos, o programa visa a transformação da juventude maranhense.

São mais de mil vagas de trabalho; Quase 2.000 estagiários contratados em empresas da iniciativa privada e da administração pública; 30.900 vagas para cursos profissionalizantes para jovens de escola pública; 100 vagas para residências em Ciências Agrárias; e 2 mil vagas para o Agente Jovem Ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.