Pandemia

Mesmo com fiscalização da Vigilância Sanitária, fim de semana é de aglomeração

Ações da SES na Região Metropolitana de São Luís não inibiram o clima de 'liberou geral' do fim de semana, com aglomeração e até confusões na orla

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Muitas pessoas participaram de festa na areia da praia do Calhau; houve confusão
Muitas pessoas participaram de festa na areia da praia do Calhau; houve confusão (aglomeração)

São Luís - A Vigilância Sanitária realizou 137 ações de fiscalização sanitária de 13 a 15 deste mês, na Grande Ilha, e a falta da disponibilidade do álcool em gel foi uma das irregularidades mais constatadas nos pontos comerciais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Mesmo com as atividades de fiscalização, o fim de semana continuou marcado pelo clima de “liberou geral”. Bares, restaurantes e a orla da Ilha ficaram lotados, prevalecendo o desrespeito às normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19.

No domingo (15), a praia do Meio ficou lotada. Bares cheios de banhistas, inclusive idosos, e mesas ocupando a faixa de areia, não deixando sequer espaço para veículos circularem. Vários pontos de aglomeração foram observados ao longo da região.

A aglomeração foi ainda maior na Avenida Litorânea. No calçadão havia pessoas correndo ou fazendo caminhada, sem máscara no rosto. Os bares lotados, sem distanciamento adequado entre as mesas e na faixa de areia mais sinais de desrespeito às normas sanitárias eram observadas.

Foram realizadas festas na areia, e a maior parte dos participantes não usava máscara no rosto. Muitos se abraçavam e dançavam juntos. O público era formado por crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos.

Na noite de domingo (15), houve um princípio de tumulto na faixa de areia da praia do Calhau. Ninguém sabia dizer ao certo o que havia acontecido, mas muitas pessoas correram em várias direções, gritando. O clima foi de pânico e a cena foi filmada e postada nas redes sociais. A Polícia Militar informou que foram deslocadas guarnições para o local e realizadas rondas, mas não houve prisões e nem conduções para a delegacia.

Vigilância Sanitária
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ações da Vigilância Sanitária voltadas ao combate ao novo coronavírus ocorreram no fim de semana em toda Região Metropolitana de São Luís e tiveram como alvo os pontos comerciais da Grande Ilha. De 13 a 15 de agosto, de acordo com a SES, foram realizadas 137 atividades de fiscalização sanitária.

Entre as irregularidades identificadas estão a não disponibilização de álcool em gel, ausência de itens de controle e higienização, além da falta de cartazes educativos com instrução no enfrentamento a Covid-19. Segundo a SES, o trabalho vai continuar sendo realizado, de forma diária.

Balanço
Foi montada uma força-tarefa das fiscalizações da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), órgão da SES, desde o começo do período pandêmico para realizar vistorias voltadas para o cumprimento das medidas sanitárias. Um total de 15.357 ações da Suvisa já ocorreram entre março do ano passado até a primeira semana deste mês na Ilha.

As inspeções são realizadas de forma diária, em três turnos, tendo como alvo estabelecimentos e pontos comerciais. A Suvisa conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

Até agosto de 2021, foram realizadas 13.667 verificações, 1.523 estabelecimentos comerciais visitados, 121 barreiras sanitárias foram realizadas no aeroporto Marechal Cunha Machado, no Tirirical, e outras 46 ações no trânsito em São Luís.

Também já foram lavrados 16.484 Termos, sendo 13.667 de Fiscalizações e 2.250 de Intimação exigindo o cumprimento de diretrizes sanitárias. Entre os segmentos com maiores índices de vistorias, moda, com 17,2% (2.644 inspeções), seguido das categorias bares/restaurantes com 16,7% (2.560) e lanchonetes com 10,3% (1.576).

Durante as ações, já foram lavrados 391 Autos de Infração, conduzindo para abertura de processos administrativos sanitários para os estabelecimentos que descumprem os decretos estaduais, com possível aplicação da penalidade de advertência; 72 multas; e 104 interdições sanitárias de estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir o decreto estadual. Entre os bairros, o Centro (8,4%), Calhau/Litorânea (7,6%), São José de Ribamar (7,5%), Cohatrac I, II, III, IV e V (5,2%), Cohab (4,2%), Turu (3,6%) e Cohama (3,5%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.