Oportunidade

Vale oferece bolsas para estudantes indígenas matriculados no ensino superior

Seleção levará em conta propostas de projetos que beneficiem as comunidades em que estão inseridos. Neste primeiro edital, serão disponibilizadas 50 bolsas de estudo no valor de R$ 1 mil por mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Inscrições ocorrem até o dia 10 de setembro
Inscrições ocorrem até o dia 10 de setembro (Oportunidade)

A Vale, em parceria com o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), acaba de lançar um edital para concessão de bolsas para estudantes indígenas regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil. As bolsas fazem parte do Programa Indígena de Permanência e Oportunidade na Universidade (PIPOU). O objetivo é estabelecer estratégias de apoio à permanência da população indígena nas universidades. Neste primeiro edital, serão disponibilizadas 50 bolsas de estudo, no valor de R$ 1 mil por mês, além de um computador portátil para os alunos que preencherem os critérios estabelecidos.

A seleção dos candidatos será realizada por equipe técnica da Vale e do ISPN, além de especialistas na área da educação. Um dos principais critérios da seletiva será a proposição de projetos que tragam benefícios às comunidades indígenas, nos campos da educação escolar, gestão territorial e ambiental, saúde, fortalecimento da associação indígena, entre outros. As propostas podem ser inéditas ou de aperfeiçoamento de ações já em curso nas aldeias.

“Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com os Povos Indígenas e está em linha com nosso pilar estratégico de Novo Pacto com a Sociedade. Temos uma relação de longa data com esses povos e poder contribuir por meio da educação é um diferencial que a Vale acredita fortemente que possa fomentar o protagonismo e autonomia desses indivíduos”, afirma Camilla Lott, gerente executiva de Gestão Social da Vale.

Neste piloto, podem se inscrever estudantes dos povos Parkatêjê, Kyikatêjê e Akrãtikatêjê (TI Mãe Maria – no Pará), Guajajara (TIs Rio Pindaré e Caru, no Maranhão); Tupiniquim e Guarani (TIs Tupiniquim Guarani, Caieiras Velhas II e Comboios, no Espírito Santo); e Krenak (TI Krenak, em Minas Gerais). As inscrições vão até o dia 10 de setembro, poderão ser feitas no site do ISPN e o resultado do processo seletivo será divulgado no site do ISPN em 30 de setembro. A ideia é que a iniciativa seja ampliada no próximo ano, contemplando estudantes indígenas de povos/Terras Indígenas de todo o país.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, através do seguinte link: https://ispn.org.br/

Sobre o relacionamento da Vale com indígenas

A Vale atua com foco no relacionamento construtivo, de benefícios mútuos, baseado no respeito à diversidade cultural e aos direitos dessas populações, reconhecendo a relação diferenciada que têm com o território, que envolve não só aspectos físicos e socioeconômicos, mas também culturais e espirituais. Entre as diretrizes para o relacionamento da Vale com Povos Indígenas estão a contribuição para o etnodesenvolvimento dessas populações; o respeito e promoção dos direitos, culturas, costumes, patrimônio e à subsistência dos Povos indígenas e Comunidades Tradicionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.