vacinação

População em situação de rua segue recebendo imunização contra a covid

Na última semana foi realizada ação no bairro Cohab Anil, onde cerca de 20 pessoas esta situação receberam a dose da vacina

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Atendimento tem sido feito em Centros Pop
Atendimento tem sido feito em Centros Pop (pessoas em situação de rua)

São Luís - A vacinação contra a Covid-19 na população em situação de rua, com a aplicação da primeira e segunda doses do imunizante vem sendo realizada por meio das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Saúde (Semus). A imunização deste grupo prioritário é uma ação da política de assistência social e de saúde preventiva.

Na última semana, a ação foi realizada no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) no bairro Cohab Anil. Na ocasião, essa população foi vacinada com doses da vacina AstraZeneca. Foram imunizados 20 usuários do serviço com a primeira dose e cinco pessoas com a segunda.

As doses foram aplicadas por uma equipe da Semus, com o apoio de agentes da Guarda Municipal de São Luís (GMSL). De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), Rosângela Bertoldo, para abranger a maior parte da população em situação de rua, as doses estão sendo aplicadas nas unidades de atendimento e em pontos estratégicos onde há concentração desta população.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, a Semcas tem realizado estratégias para abranger essas pessoas em situação de vulnerabilidade e que vivem nas ruas da capital, promovendo a proteção social desta parcela da população.

A assistente social e coordenadora do Centro Pop Cohab Anil, Guaraci Ribeiro Moreira, reforça a importância da realização de ações de imunização da população de rua, devido a falta de iniciativa desta parte da população em procurar os postos comuns de atendimento espalhados pela capital maranhense.

“É uma parceria muito importante entre a Semcas e a Semus, principalmente para esta população de rua, que sozinha não tem iniciativa de tomar a vacina. Então, ter a vacina sendo ofertada na unidade é um avanço e faz com que muitas pessoas, que geralmente procuram esta unidade, possam ser imunizadas”, disse.

Outras ações
As primeiras ações de imunização para a população foram realizadas nos dias 20 e 21 de maio. Ao todo, 128 pessoas receberam doses de vacinas no Centro Pop Cohab Anil e Centro Pop Centro. Na segunda-feira (9), a Semcas também realizou outra ação de imunização no Centro Pop do Centro. No total, 14 usuários foram vacinados com a primeira dose e outras 24 pessoas com a segunda dose.

As equipes de imunização também realizaram, em 24 de junho, outra campanha de imunização contra o novo coronavírus nas imediações da Fonte das Pedras, Praça Deodoro e do bairro João Paulo, que vacinou 54 pessoas em situação de vulnerabilidade social e que vivem naquela região.

Por se tratar de uma população que, geralmente, não frequenta os Centros Pop todos dias, os cartões de vacinação contra a Covid-19 destas pessoas são guardados nas unidades, por segurança. Durante as ações, a equipe multidisciplinar de profissionais também reforça a esta população a importância da imunização da segunda dose, naqueles que resistem a tomar o imunizante devido às reações ocasionadas pela vacina.

SAIBA MAIS

Centros Pop
Os Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) oferecem atendimentos e atividades direcionadas para o desenvolvimento social de pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência.

Os locais oferecem acolhida e escuta, estudo social, visita domiciliar à referência familiar, orientação e suporte para acesso à documentação pessoal, espaço para realização de higiene pessoal e guarda de pertences.

A população pode ter acesso de forma espontânea aos serviços, por meio de encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social ou de outros serviços socioassistenciais e de demais políticas públicas. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas unidades Centro Pop Centro e da Cohab Anil.

O Centro Pop Centro fica localizado na Rua da Saavedra, nº 147, Centro, próximo à antiga Pousada do Francês. Já a unidade Cohab Anil, fica na Estrada de Ribamar, Km-2, casa 1, Conjunto Itapoã, bairro Aurora, ao lado do Seminário da Igreja Cristã Evangélica e da Avenida do Pingão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.