Transporte e Segurança

Mais 40 novos ônibus estão em circulação em São Luís na volta às aulas

Com o retorno gradual das aulas presenciais, movimentação no trânsito e nos transportes públicos aumenta e agentes de trânsito passam a atuar em vias

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Mais ônibus foram disponibilizados para evitar que haja aglomeração em horários de pico, com a volta das aulas
Mais ônibus foram disponibilizados para evitar que haja aglomeração em horários de pico, com a volta das aulas (ônibus)

São Luís – Após mais de um ano de pandemia, isolamento social e atividades a distância, a rotina de locomoção na capital maranhense estava menos intensa e com menos locomoção, contudo, após a reabertura gradual das aulas presenciais da rede estadual, que voltou no último dia 02, e da municipal, que retorna na próxima segunda-feira, 16, na capital maranhense, a rotina pré-pandemia tem voltado aos poucos, e junto, o número de pessoas que precisam se locomover pela cidade tem aumentado.

Eloisa dos Santos, doméstica, pega ônibus todos os dias e conta que desde o início de agosto o fluxo de pessoas aumentou muito. “Muita gente e pouco ônibus, é uma luta para entrar. Principalmente em áreas mais cheias, como no Itaqui-Bacanga. E piorou muito desde o início do mês, principalmente durante a manhã e no fim da tarde. Eu até vejo as pessoas seguindo os protocolos no ônibus, mas ainda sim tá difícil pegar”, conta Eloisa ao descer do transporte público.

Assim como Eloisa, Rosângela Ferreira, comerciante, passa pela mesma situação. “A espera pelo ônibus tem sido maior, eles demoram a chegar e, quando chegam, estão lotados e não dá para entrar. Principalmente no fim da tarde, a partir das 17h. Não há ônibus suficiente para a população”, desabafa a comerciante.

Tendo ainda que manter o distanciamento social e as medidas de segurança contra a Covid-19, além de atender a demanda da população, a Prefeitura de São Luís começou, a partir da última semana (06), a aumentar a frota de transportes, com 40 novos ônibus, para atender o retorno das atividades presenciais nas escolas e a abertura do comércio. Atualmente, com o aumento realizado na última semana, a capital possui 708 veículos em circulação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os ônibus estão operando nos dias úteis e nos períodos de pico, pela manhã e tarde. A Secretaria ainda ressaltou que as fiscalizações estão sendo intensificadas para prevenir irregularidades e controlar o fluxo de passageiros nos ônibus e terminais de integração. A medida atende à Portaria nº 090/21, publicada pelo Município, dia 26 de julho.

Segundo o secretário do SMTT, Cláudio Ribeiro, o aumento das será gradual, conforme ocorre o retorno das aulas presenciais. Na rede estadual, a volta às aulas está ocorrendo em um sistema de rodízio, mesclando momentos presenciais e à distância, e cada escola é responsável por se adaptar às orientações estaduais. Já na rede municipal o retorno será feito de maneira gradativa, um primeiro grupo de escolas foi preparado com todos os critérios para que possamos iniciar com segurança para a comunidade escolar. A partir de então, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguirá com o trabalho em novos grupos, dando condições para novas escolas, até reativar as aulas presenciais em toda a rede de ensino de forma segura.

A SMTT ainda ressaltou que as equipes técnicas do órgão, juntamente com o SET, estão realizando a análise diária do número de usuários do transporte coletivo, levando em consideração os horários, linhas, bairros/regiões e dias da semana, e, caso haja necessidade, a SMTT fará a incorporação de novos veículos.

“Sabemos que as aulas estão voltando em formato híbrido e paulatinamente; desta forma, temos dialogado também com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e com entidades da área sobre como será o novo formato de ensino na cidade. Nosso intuito é que o cidadão não fique desassistido para ir à escola, nem mesmo ao trabalho ou para realizar alguma atividade”, explicou o secretário Cláudio Ribeiro.

Rapidão

Além do aumento de frota, a Prefeitura de São Luís também disponibilizou o serviço “Rapidão São Luís”, com oito ônibus que proporcionam o menor tempo de viagens e redução do número e período de permanência de passageiros nos terminais de integração da capital. Os ônibus interligam os Terminais de Integração Cohama-Vinhais, Cohab-Cohatrac, Praia Grande, São Cristóvão e do Distrito Industrial.

O serviço funciona nos horários de pico, e desafoga o fluxo de passageiros, garantindo mais conforto e segurança. Além disso, ele mantém o benefício do Bilhete Único entre as linhas nos horários de circulação diária – de segunda a sexta.

Trânsito

A quantidade de passageiros nos transportes públicos não foi a única coisa que aumentou. Junto com as aulas presenciais das redes públicas, também retornou as aulas de escolas privadas e universidades, e por isso, o fluxo de carros nas ruas e avenidas também se tornou mais intenso.

De acordo com a SMTT, com intuito de manter a ordem nas ruas durante esse período mais intenso, o trânsito também recebeu incremento com a presença de agentes em pontos de maior movimentação da capital, principalmente próximo às escolas e nas principais avenidas e vias de grande circulação de veículos para garantir a fluidez no trânsito.

Em nota a O Estado, O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA) esclareceu que, devido a pandemia da Covid-19, as ações destinadas às escolas estão suspensas. O setor de Educação para o Trânsito do órgão estuda a forma como as atividades vão ser retomadas no calendário escolar.

Protocolos contra a Covid-19

Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada gradual da vida pré-pandemia, ainda é necessário que todos os cuidados sejam tomados para evitar um novo aumento de casos da Covid-19. Tendo isso em vista, apenas passageiros que estiverem utilizando máscaras de proteção facial contra a Covid-19 podem embarcar nos ônibus, assim como motoristas, cobradores e colaboradores que trabalham nos Terminais de Integração.

Outra medida sendo realizada é a sanitização diária dos veículos, durante a manhã e a tarde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Também foram feitas intervenções dentro dos terminais para manter o distanciamento nas plataformas de embarque e desembarque de passageiros e a instalação de pias para a lavagem das mãos, assim como a limpeza das paradas e terminais de ônibus.

Saiba mais

Ronda escolar

Também visando um retorno seguro dos alunos, a ronda escolar, que se manteve durante a suspensão das aulas presenciais, continua e estão seguindo um cronograma em toda a Região Metropolitana de São Luís, e quando solicitada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a ronda pode se dirigir a uma unidade específica para o atendimento.

De acordo com o Tenente Coronel Aires, comandante do Batalhão Escolar, no momento eles estão atuando com três equipes, uma na área Itaqui Bacanga, coordenada pelo 1º batalhão, outra equipe, coordenada pelo 6º batalhão, na Cidade Operária, e a equipe do Batalhão Escolar, que atua no Centro, Raposa e Zona Rural.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) também informou que além dos agentes da Ronda Escolar, a Polícia Militar conta com a colaboração de policiais de outras unidades, a exemplo de agentes da área Itaqui-Bacanga e Cidade Operária que atuam no atendimento quando necessário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.