Blocos de ritmo

Documentário sobre blocos tradicionais

TV Foliões disponibiliza vídeos no YouTube em homenagem aos grupos de ritmo, uma exclusividade do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Integrantes do bloco tradicional Os Foliões
Integrantes do bloco tradicional Os Foliões (Os Foliões )

São Luís - O bloco tradicional Os Foliões estreou o projeto Blocos Tradicionais do Maranhão, um importante documentário sobre a história dos principais grupos de ritmo em atividade no cenário artístico de São Luís. Por meio do canal da TV Foliões no Youtube (com retransmissão para o Facebook e Instagram), serão narrados o surgimento e evolução de alguns dos principais nomes do Carnaval e da cultura popular maranhense, bem como estão conseguido se manter e enfrentar o período da pandemia.

No programa de abertura são apresentadas as entrevistas e narrações com os mestres Paulo Salaia (fundador do Bloco Os Feras e com vitoriosas passagens pelos blocos Escolinha do Bessa, Os Versáreis, Príncipe de Roma e Os Tremendões, além do próprio Foliões) e Silvana Fontenele (presidente do bloco os Brasinhas). No roteiro, depoimentos de vários componentes e artistas consagrados, como Zé Pereira Godão, Marco Duailibe, Wellington Reis, Rita Bennedito, Augusto Tampinha, Godinho, entre outros.

Na segunda edição, em setembro, será a vez dos blocos Os Originais (com o presidente Agostinho e a coordenadora Bruna) e Os Vampiros (com o presidente Flávio). Em seguida, Os Tremendões (com o presidente Melo) e Príncipe de Rima (com o presidente Netinho), e assim sucessivamente.

As gravações foram feitas na sede dos Foliões e na sede dos outros grupos entrevistados. A equipe continuará percorrendo as comunidades e fazendo locações em pontos turísticos da capital maranhense. Serão exibidas imagens dos blocos em apresentações de rua e de desfile de passarela, shows em palcos, locais fechados e participações em festivais de folclore.

Outra importante contribuição ao projeto foi dado pelo radialista e produtor cultural José Raimundo Rodrigues, que forneceu imagens de arquivos de vários desfiles e apresentações dos entrevistados. A Produtora Raízes possui um dos maiores acervos jornalísticos e culturais do Brasil.

Outro grande apoiador é o produtor Daniel Carlos, titular do canal Cultma, detentor de uma dos maiores acervos de desfiles de passarela no século XXI.

Uma vez na rede virtual, os documentários poderão ser acessados a qualquer momento, servindo de valiosa fonte de pesquisa, consulta e registro sobre uma das mais belas e originais manifestações da cultura popular brasileira.

A TV Foliões surgiu como resultado da considerável produção da entidade, uma forma de divulgar e registrar os trabalhos desenvolvidos. A ideia partiu dos coordenadores William Moraes Corrêa e Renato Durans. A meta é manter uma programação permanente, inclusive com quadros de humor, teatro e variedades, além das apresentações e trabalhos do bloco e suas extensões (Folias Juninas, Raízes de Portugal, Histórias de Minha Terra, Turma do Sítio, Folias de Natal, oficinas), promovendo São Luís e o Maranhão para o mundo.

Serviço

O quê

Documentário sobre blocos tradicionais

Onde

Disponível na página da TV Foliões no YouTube

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.