Infectados

Turu ainda é o bairro da Ilha com maior número de casos de Covid-19

Região permanece como líder no ranking, com 85 casos; de acordo com a SES, até o último dia 10, o Turu tinha o registro de 1.431 infectados pelo coronavírus, desde o início da pandemia

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Turu se mantém com mais casos de Covid-19
Turu se mantém com mais casos de Covid-19 (Turu)

São Luís - O Turu tem ocupado o primeiro lugar em casos confirmados de Covid-19, na Grande Ilha, desde o começo da pandemia, em abril do ano passado. Neste mês, de acordo com os dados da Secretária de Estado da Saúde (SES), o bairro contabilizou 85 casos. Até o último dia 10, o registro era de 1.431 infectados pelo vírus no bairro, desde o início do período pandêmico.

Ainda segundo a SES, no dia 25 de abril de 2020, o bairro do Turu totalizava 85 casos do novo coronavírus e após três dias, 28 de abril, a quantidade subiu para 94 infectados. Enquanto o Calhau tinha 81 casos e Renascença, um total de 75. Naquela ocasião, os três bairros tinham os maiores números de casos da doença.

Os dados da SES também mostram que na primeira semana do mês de maio do ano passado, o Turu permanecia como o líder do ranking, com 153 casos de coronavírus. Em segundo, o Renascença, com 121 casos e Calhau com 112, ocupando a terceira posição. E a segunda quinzena de maio, Turu seguia com 210 casos. Logo após, Renascença, 178 e a Cidade Operária, em terceiro lugar, com o registro de 142 infectados pelo novo coronavírus.

Os dados mais recentes da SES apontam o Turu, com 1.431 casos em sua totalidade, desde o início da pandemia, seguido do Centro, com 1.234; Cidade Operária, 1.132; o Cohatrac, com o registro de 1.108 infectados e o Renascença, com 994 casos. Em toda Grande Ilha já foram confirmados 1.961 casos do novo coronavírus.

Bairros polarizadores
O geógrafo e coordenador do Grupo de Estudos sobre Dinâmicas Territoriais, José Sampaio Júnior, explicou que os bairros da Grande Ilha com maior circulação de pessoas e considerados polarizadores, podem ter maior probabilidade de circulação da Covid-19.

Ele ressaltou que onde existe o registro de maior circulação de pessoas, principalmente dentro do transporte público em deslocamento diário, consequentemente, há maior probabilidade da circulação do vírus do coronavírus.

Ele também disse que esses pontos de maior circulação de pessoas, geralmente estão no Renascença e na área do centro da capital. Nestes locais estão localizadas a maioria das universidades, as empresas públicas ou privadas e um dos maiores centro comerciais, a Rua Grande.

Ainda de acordo com José Sampaio Júnior, há bairros populosos na Grande Ilha com grande número de pessoas em domicílios e que circulam dentro dessas localidades, e também existem os casos de bairros polarizadores, ou seja, que articulam o acesso a outros pontos da cidade, como o Turu e a Cidade Operária. “Turu e Cidade Operária dão acesso a diversos bairros da capital e com isso proporcionam a circulação de várias pessoas”, frisou o geógrafo.

Cenário atual
De acordo com a SES, até o último dia 10, havia 341.080 casos confirmados de coronavírus em todo o estado e um total de 35.078 casos ativos. Entre essa quantidade, 34.532 estão em isolamento domiciliar e 546 internados. Nas últimas 24 horas ocorreram mortes em decorrência de complicações dessa doença na cidade de Balsas (1 caso); Barra do Corda (1); Imperatriz (1); Miranda do Norte (1); São José de Ribamar (1); Urbano Santos (1); Paraibano (2); Santa Inês (2); e São Luís (4).

SAIBA MAIS

Os cinco bairros da Grande Ilha com o maior número de casos de Covid-19

  • Turu: 1.431 casos
  • Centro: 1.234 casos
  • Cidade Operária: 1.132 casos
  • Cohatrac: 1.108 casos
  • Renascença: 994 casos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.