Endividamento

Ação de recuperação de crédito ocorre até sexta-feira no Maranhão

Sebrae e Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial realizam mutirão em parceria para apoiar empresários e consumidores no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Consumidores renegociam débitos com a Caema no mutirão realizado pelo Sebrae e a CBMAE
Consumidores renegociam débitos com a Caema no mutirão realizado pelo Sebrae e a CBMAE (sebrae mutirão)

São Luís - Números da 11ª edição da pesquisa de “Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, no período de 27 de maio a 1º de junho deste ano, mostram o perfil de endividamento das empresas nesta fase da pandemia.

Entre os pesquisados, 31% registraram ter dívidas. No universo pesquisado, 33% estão com pagamentos em dia e 36% com os compromissos em atraso. A pesquisa ouviu 7.820 empreendedores dos 26 estados e Distrito Federal, sendo 59% MEI (empreendedores individuais), 36% microempresas (ME), 5% empresas de pequeno porte (EPP).

Para dar uma força a negócios como esses identificados pela pesquisa, no Maranhão, em parceria com a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CBMAE, o Sebrae realiza até esta sexta-feira, 13, o Mutirão Renegocia Já.

Segundo frisa o gerente da Unidade de Soluções Empresariais do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, o Renegocia Já tem abrangência estadual e garante oportunidade de para a recuperação de crédito para pessoas físicas e jurídicas dos setores de comércio e serviços. A ideia é criar condições para recolocação desses consumidores e empresas no circuito de consumo e de acesso ao crédito, com cadastro limpo, o que deve contribuir para melhoria da saúde financeira e da capacidade de geração de investimentos dos negócios neste momento de retomada da economia.

“Com um Índice Geral de Inadimplência (36%, segundo o DataSebrae) dos negócios ainda alto e as empresas buscando formas de reinserção, o Renegocia Já aparece como uma excelente oportunidade para recuperar o crédito, obter liquidez e realizar investimentos, seja em equipamentos, na compra de insumos, renovação de estoques, melhoria de infraestrutura, dentre outros. Nossa expectativa é que as empresas e consumidores aproveitem e se habilitem para o consumo”, analisa Guimarães.

César Guimarães lembra que o atendimento aos interessados em renegociar seus débitos acontecerá de forma presencial, com todos os cuidados e protocolos sanitários, nas unidades físicas das empresas participantes ou através da plataforma Quero Conciliar (www.queroconciliar.org), sempre no horário comercial, das 8h às 18h.

Empresas Participantes

Em todo o Maranhão participam cerca de 300 empresas em 22 municípios. A lista das empresas participantes por município pode ser consultada na plataforma Quero Conciliar (www.queroconciliar.org)

Em São Luís, são as seguintes as empresas participantes: Potiguar, Colégio Santa Fé, Caema, Objetivo, GDR Construções, CEMP Cursos Técnicos, Sintech Certificação Digital, Distribuidora Thalisson, Digital Eletrônica, F3 Modas, Augusto Materiais de Construção, Ana Moraes Store, Óticas Rocha,Ponto BR Extintores, Pietro Cell, Dom Transportes, Lojas Sharlom, Só Colchões, Colchões e Etc., Nippongel Dr. em Colchões, Pillar Contabilidade Ltda, Faculdade Gianna Beretta, Helix Business, Sensual Modas, Espaço Nubia Oliveira e Larissa Calçados.

Dentre as participantes, destaque para a ação empreendida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que garante ao consumidor agilidade e facilidades na quitação de eventuais débitos em atraso.

Os interessados devem procurar as unidades da Caema na capital e no interior (Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Chapadinha, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Pinheiro, São João dos Patos e Pedreiras), portando documentos como RG, CPF e o número de matrícula do imóvel, telefone e e-mail para que a negociação seja realizada. Em São Luís, as unidades do Anjo da Guarda, Centro, Cidade Operária e Cohab estão habilitadas para a negociação, com atendimento no horário comercial (8h às 18h). Já o atendimento para clientes corporativos ocorre na unidade do Vinhais, das 9h às 16h.

A Caema oferece condições especiais de negociação, com descontos para pagamento à vista tendo 100% de isenção de juros. E, para quem desejarparcelar os débitos, há a necessidade de pagamento de entrada e mais até 6 vezes com 0,5% de juros ao mês; Há, ainda, a opção de parcelamento em até 48 vezes, com juros de 1% a.m.

Para o gerente da Unidade Regional do Sebrae em São Luís, o Renegocia Já e a parceria com a Caema representam uma boa oportunidade, uma vez que o atraso de pagamento de taxas de água e energia e impostos respondem por 56% das dívidas dos consumidores em atraso, conforme o DataSebrae.

“Buscamos apoiar de forma concreta as empresas e consumidores que ainda estão em dificuldades neste momento, ajudando-os na regularização de possíveis pendências. Para as empresas, o Renegocia Já abre perspectivas de habilitação para captar e realizar investimentos, posicionando melhor seus empreendimentos neste momento de retomada com chances de sucesso mais efetivas, com o financeiro da empresa equilibrado, para que possam aproveitar oportunidades nessa reinserção no mercado. E, para o consumidor pessoa física, a reabilitação para que possam voltar a consumir”, avalia o gerente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.