Coronavírus

Postos de vacinação têm baixa procura na repescagem adulta

Conforme o Ministério da Saúde, 2.269.613 pessoas com idade a partir de 18 anos ainda não tomaram a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus no Maranhão

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Não houve filas nem nos drive-thru de vacinação contra a  covid, para os retardatários adultos
Não houve filas nem nos drive-thru de vacinação contra a covid, para os retardatários adultos (drive-thru vazio)

São Luís - Os postos de vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense, que estavam destinados ontem somente para a imunização do público adulto, apresentaram fraca movimentação. Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que em todo o Maranhão há 2.269.613 de pessoas a partir d e 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus, e 3.557.813 ainda não tomaram a segunda dose.

O drive-thru do Espaço Reserva, no Shopping da Ilha, que funciona exclusivamente para a vacinação da 2ª dose dos imunizantes CoranaVac e AstraZeneca não apresentou fila ontem, principalmente no período da manhã. As pessoas que foram se vacinar permaneciam no local somente pelo tempo de conferir os documentos e tomar o imunizante.

A doméstica Ana Célia Martins, mora no bairro Alemanha, e, antes de sair de sua residência, visualizou no site da Prefeitura que não tinha fila no drive-thru do Espaço Reserva. “Olhei no filômetro que não estava tendo fila nos postos de vacinação, mas optei por um próximo da minha casa”, declarou Ana Célia.

O aposentado Marcos Amorim, de 54 anos, contou que desde segunda-feira (9), a maioria dos postos de vacinação apresentam movimentação fraca. “Não sei o que está acontecendo, trouxe na segunda-feira (9), a minha cunhada para tomar a segunda dose nesse posto, não tinha fila, e agora na terça-feira também não está havendo grande movimentação”, frisou Marcos Amorim.

Também não houve filas nos centros de Vacinação do Sebrae, no Alto do Calhau; da UFMA, no campus do Bacanga; e da Uema, na Cidade Operária, onde estavam ocorrendo a nova chamada da 1ª dose de 18 anos ou mais, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidade, e a 2ª dose dos imunizantes do Coronavac e AstraZeneca.

Os centros de vacinação do ginásio da UNDB, no Renascença; e do IFMA do Maracanã, onde ocorreu a nova chamada da 1ª dose de 18 anos ou mais, gestantes e puérpera, com ou sem comorbidades, também não houve o registro de fila. As pessoas, que foram tomar a vacina, permaneciam no local somente o tempo em que os documentos eram analisados e tomavam o imunizante.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para saber o motivo da movimentação fraca nos postos de vacinação e a quantidade de pessoas que já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Adolescentes
Durante a vacinação do público adolescente, os postos de imunização da capital apresentaram movimento intenso, principalmente no último dia da primeira chamada, no dia 6 deste mês. De acordo com a Prefeitura de São Luís, até o último dia 7, pelo menos 79 mil adolescentes tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Apenas no dia 5 quando foram vacinados os adolescentes de 13 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que 48.863 mil já haviam tomado a primeira dose e, no dia seguinte, o número saltou para 64 mil, ou seja, mais de 15 mil pessoas foram atendidas em um dia pela campanha de vacinação. Os dados excluem as pessoas que estão sendo imunizadas com a 2ª dose da vacina em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.