Remessas

Vacina: 352.720 doses chegam ao Maranhão em apenas seis dias

Imunizantes contra a covid, das marcas CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen, enviados em seis dias, são destinados a diferentes públicos

Daniel Matos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Doses de Coronavac e Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde ao Maranhão são distribuídas ao interior
Doses de Coronavac e Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde ao Maranhão são distribuídas ao interior (mais vacina)

São Luís - Para garantir o ritmo acelerado da Campanha de Vacinação e cada vez mais brasileiros com a vacina Covid-19 no braço, o Ministério da Saúde distribui 11 milhões de doses para todo o país em seis dias. Os estados e Distrito Federal começaram a receber os imunizantes no último dia 3 e a entrega foi finalizada domingo, dia 8.

As remessas foram divididas em duas pautas de distribuição, a 34ª e 35ª. Os Informes Técnicos com o quantitativo por estado estão disponíveis nesta página.

Para o Maranhão, foram destinadas 352.720 doses, com a seguinte distribuição: 38.800 doses da vacina Coronavac/Butantan, 182.520 da Pfizer, 63.000 da AstraZeneca Fiocruz, 65.600 da AstraZeneca/Covax e 2.800 da Janssen.

A distribuição aos 26 estados e ao Distrito Federal teve a seguinte divisão: 1,2 milhão de doses da Coronavac, do Instituto Butantan, 1,9 milhão de doses da AstraZeneca, recebidas via Covax, 2,2 milhões do mesmo imunizante produzido pela Fiocruz, 5,6 milhões de doses da Pfizer/BioNTech e 83,5 mil doses da Janssen.

Até agora, mais de 184,8 milhões de doses já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, garantindo a imunização de mais de 105 milhões de brasileiros com a primeira dose. Esse número representa 65% da população acima de 18 anos. Mais de 44,2 milhões de brasileiros já se vacinaram com as duas doses ou a dose única, o que representa 27% do público-alvo. No total, quase 150 milhões de doses já foram aplicadas desde o começo da campanha de vacinação.

Nesta distribuição, o Ministério da Saúde seguiu o critério, pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio de vacinas para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos. O envio segue um processo rígido que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões pactuadas em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems).

Metodologia atualizada

Com o envio de doses para 100% dos grupos prioritário e o início da distribuição para a população por faixa etária, o Ministério da Saúde atualizou a metodologia utilizada para que as vacinas Covid-19 cheguem no braço dos brasileiros. A partir de agora, as doses serão enviadas levando em consideração a população que ainda não foi vacinada em cada unidade federativa, por faixa etária decrescente até 18 anos. A decisão foi pactuada de forma tripartite, entre União, estados e municípios.

Para isso, o Ministério da Saúde fez um levantamento com base em todas as vacinas já enviadas para cada estado, desde o começo da campanha de vacinação, e a estimativa populacional de cada unidade da Federação, independentemente dos grupos prioritários já vacinados. Dessa forma, chegou-se a uma estimativa de cobertura vacinal atual, que vai basear o cálculo de distribuição de doses para os estados.

Assim, todas as localidades irão completar a imunização do público-alvo em momentos semelhantes, sem prejuízos para a população. A meta do Ministério da Saúde é vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos com a primeira dose até setembro e com as duas doses até dezembro.

Aporte maior

A campanha de vacinação contra a Covid-19 terá o reforço de mais de 131,4 milhões de doses de vacinas até setembro deste ano. Essa é a projeção do Ministério da Saúde para a chegada de vacinas neste mês e no próximo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.