Dicas

Cinco hábitos que devem ser evitados durante a limpeza da casa

Cada casa tem suas próprias regras e estilo quando o assunto é limpeza. No entanto, vale sempre avaliar o que pode ser melhorado ou evitado na rotina de limpeza. A escolha do método e produto mais adequado faz toda a diferença!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(limpeza)

São Paulo - Tem uma única vassoura para limpar a casa inteira? Usa a mesma esponja para diferentes utensílios ou até ambientes? Usa o mesmo produto de limpeza em todos os pisos? Deixa a pia da cozinha toda molhada com frequência? Deixa a roupa secar por muito tempo no varal? Torce o pano com muita força? Se a resposta for sim para pelo menos uma dessas perguntas continue lendo esse texto! A Bettanin, marca especialista quando o assunto é limpeza, reuniu os maiores erros quanto o assunto é cuidar da casa. Veja a seguir!

Pisos diferentes, pedem químicos diferentes!

É muito comum as pessoas utilizarem um único produto para lavar todos os cômodos da casa. Porém, se os pisos forem diferentes, serão necessários químicos específicos para cada higienização.

O uso de um produto próprio para porcelanato, por exemplo, se utilizado em um ambiente com piso laminado, além de não limpar de forma efetiva, pode danificar e tirar o brilho daquele material. É preciso ficar atento, também, aos químicos indicados para áreas internas e externas, que "pedem" uma higienização diferenciada.

Cada esponja no seu quadrado!

Imprescindível dentro de qualquer casa, as esponjas são super versáteis e podem ser utilizadas para lavar louças, limpar superfícies, entre outras atividades. Porém, é preciso ter em mente, que para uma higienização eficiente e segura, é necessário ter uma esponja específica para cada tipo de limpeza.

Separar uma esponja para cada tipo de atividade é essencial para evitar que as bactérias e vírus sejam transportados pela casa. Indica-se também que haja um modelo para cada tipo de louça. Vidros, inox e alumínios, por exemplo, necessitam de uma lavagem mais delicada, já os demais utensílios podem ser higienizados com uma esponja multiuso.

Outra questão importante, é avaliar o tempo de uso de uma esponja. Sugere-se o descarte após 7 dias de uso, devido ao acúmulo de bactérias em sua superfície.

Para cada ambiente uma vassoura

Assim como os químicos e as esponjas, outro item que costuma ser utilizado para limpezas diversas, sem dúvidas, é a vassoura. Entretanto, essa prática não é recomendada. Pisos lisos ou ásperos, cerdas firmes ou macias, áreas internas ou externas, são alguns dos detalhes que merecem atenção na escolha do produto e que fazem a diferença na hora da limpeza.

Quem tem dúvida de qual modelo escolher, a melhor dica é ficar atento às cerdas da vassoura. São elas que definem a indicação de uso e que influenciam na performance da limpeza. Existem vassouras com cerdas mais rígidas, aquelas mais macias e flexíveis e existem, também, as cerdas de vassouras multiuso, sendo firmes e macias, se diferenciando das demais. A primeira é indicada para limpeza externa, com pisos rústicos, acimentados e de pedra; a segunda é indicada para uma limpeza delicada, uma vez que apresenta flexibilidade e leveza, evitando riscos nas superfícies; já as que veem com cerdas multiuso são indicadas para todos os tipos de limpeza.

Nada de torcer os panos!

Além de evitar utilizar o mesmo pano em todos os ambientes é preciso se atentar à forma de remover o excesso de água do produto, a fim de prolongar sua vida útil.

Ao torcer o pano com força, as fibras do tecido podem ser prejudicadas, fazendo com que o item não seja tão efetivo no próximo uso. A forma mais indicada de remoção da água é apertá-lo para tirar o excesso e estendê-lo para uma secagem natural.

Não deixe as roupas no varal depois de secas!

Com a rotina agitada, esquecer as roupas penduradas no varal, ou deixá-las mais tempo do que o necessário, pode ser comum. No entanto, este é um hábito que pode prejudicar a cor, maciez e durabilidade dos tecidos, pois o excesso de exposição ao sol pode deixar as peças exageradamente secas e difíceis de serem passadas. Também o uso do prendedor por um longo período pode deixar as roupas marcadas. Além disso, os prendedores também podem ser danificados, por isso, o ideal é sempre removê-los do varal e armazená-los em um recipiente adequado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.