Conceição Rolim - advogada

Amor e dedicação ao legado do pai

A receita de excelência da advogada Maria da Conceição Melo Rolim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
A advogada e Ass. Jurídica da APAE de São Luís Conceição Melo Rolim com o marido, Sebastião Vanderlaan Rolim, presidente da Apae de São Luís, que acaba de completar 50 anos
A advogada e Ass. Jurídica da APAE de São Luís Conceição Melo Rolim com o marido, Sebastião Vanderlaan Rolim, presidente da Apae de São Luís, que acaba de completar 50 anos (casal Rolim)

São Luís - Paixão, disciplina e dedicação são os ingredientes que movem a advogada e educadora Maria da Conceição Lima Melo Rolim em seus desafios profissionais. Centrada, extremamente exigente e perfeccionista, ela é formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e é, também, especialista em Direito Processual Civil (AUFD/Brasília), somando 29 anos atuando na advocacia, nas áreas empresarial, civil, trabalhista e educacional. No entanto, Conceição não se acomoda nunca, pois sempre busca lapidar seu conhecimento. Atualmente, por exemplo, cursa Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, pela Unicuritiba (PR). E já sonha mais à frente: quer encarar o Doutorado.

Casada com o empresário Sebastião Vanderlaan Rolim, Conceição é mãe de duas filhas já independentes: Eva Caroline Melo Rolim, médica residente em Radiologia e Ana Zeile Melo Rolim, acadêmica de Medicina (Vassouras/RJ). A mãe e esposa dedicada desdobra-se entre estudante pesquisadora, profissional do Direito e assessora jurídica voluntária da APAE de São Luís. É, ainda, membro da Diretoria da Faculdade Santa Terezinha-CEST, entidades idealizadas e fundadas por seus pais, o professor de Direito da UFMA Expedito Alves de Melo e a esposa Antoninha Zeile de Melo, uma educadora nata.

Prof. Expedito e D. Antoninha, ambos falecidos, tiveram cinco filhos, sendo dois portadores de deficiência intelectual (Raimundo Alberto e Joaquim Felipe), e na busca pelas melhores condições de vida para ambos, junto aos outros pais na mesma situação, eles se uniram e fundaram a entidade que acaba de completar 50 anos e é referência nacional em excelência na prestação de serviços de saúde, educação e assistência social para pessoas com deficiência.

“Meu pai me influenciou muito com seu exemplo, tanto profissionalmente, quanto no caráter, na sua obstinação em lutar por sonhos que, na verdade, são causas coletivas relevantes, a exemplo da APAE de São Luís, e sua missão de inclusão social da pessoa com deficiência; e, posteriormente, a idealização e fundação da instituição de ensino Faculdade Santa Terezinha-CEST. Sinto-me privilegiada por ter tido esse pai tão honrado, tão visionário e solidário. E mesmo já não estando mais conosco, nos deixou um legado ímpar, no qual eu sigo me inspirando e que me dá a força necessária para enfrentar os desafios”, diz, emocionada.

Na trajetória de sua formação acadêmica, Conceição teve a oportunidade de ter tido o pai como mestre no Curso de Direito da UFMA, nas disciplinas Direito Constitucional, Direito Financeiro e Tributário, além de trabalhar com ele na militância da advocacia e nas atividades desenvolvidas nas duas Instituições: APAE e CEST.

Por falar em desafios, foi Conceição quem resgatou o trabalho desenvolvido pela mãe Antoninha à frente do Setor de Captação de Recursos da APAE de São Luis, reativando-o e reestruturando-o, já que é vital para angariar recursos externos e promover a sustentabilidade e o crescimento das atividades da entidade filantrópica.

Pandemia

Em tempos de pandemia, esse trabalho ficou ainda mais difícil, mas graças ao empenho de Conceição e seu time, foram captadas doações junto a alguns parceiros, e junto a parlamentares das bancadas federal, estadual e municipal, que ofereceram apoio com destinações de emendas, bem como de grupos empresariais que doaram cestas básicas, material de higiene e limpeza, protetor facial e máscaras que foram repassados aos alunos e famílias assistidas pela entidade.

“Também foram aditivados o convênio com a SEMUS, que muito contribuiu, quando se iniciaram testes laboratoriais de PCR e sorológico realizados no Laboratório Coração de Jesus da APAE de São Luís, voltados aos servidores municipais de São Luís, bem como o processamento de mais de 2 mil exames de tomografia computadorizada. Em convênio com o SUS, implantamos um serviço de tratamento e reabilitação de pacientes da Covid19 (Projeto de Reabilitação Pós Covid implantado pela coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Terezinha-CEST)", diz.

Ela complementa: "E mais recentemente, uma importante parceria com a Prefeitura de São Luís, em duas frentes. Somos o décimo sexto posto de testagem rápida da Covid19 na cidade; e implantamos o programa 'Saúde Já', em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de São Luís, visando facilitar e ampliar o acesso da população a especialidades médicas e exames. Para tal, foi inaugurado o Ambulatório de Especialidades Médicas na sede da instituição, e que oferece desde o dia 25 de junho, 14 especialidades médicas”, relata Conceição, sem esconder a satisfação em ver que a APAE de São Luís enfrentou a pandemia com coragem e oferecendo apoio com aulas remotas aos alunos da Escola Eney Santana, mantida pela entidade".

Segundo ela, neste Dia dos Pais, o melhor presente que pode dar ao seu saudoso pai é continuar suas obras, com a mesma disposição que ele tinha para ajudar as pessoas com deficiência e a na formação da comunidade em geral.

"E conto com o incansável apoio de outro pai, exemplar, que é meu esposo Sebastião Vanderlaan de A. Rolim. Ele que sempre nos ajudou de forma voluntária e com expertise em gestão empresarial e administrativa, em diferentes áreas da entidade, atualmente exerce o cargo de Presidente da APAE de São Luís. E seguimos sonhamos juntos, em dar continuidade aos sonhos que já foram dos meus pais. Sonhamos e trabalhamos muito, com o dedicado time de profissionais multidisciplinares e colaboradores que fazem da APAE de São Luís uma instituição longeva, íntegra e amada por todos”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.