COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Depois de um grande susto, a deputada estadual Helena Dualibe, deixou o hospital em São Paulo, onde esteve em tratamento de saúde, e foi pagar promessa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, antes de regressar ao Maranhão para retomar suas atividades parlamentares. É grande a alegria dos seus familiares e amigos pela sua plena recuperação
Depois de um grande susto, a deputada estadual Helena Dualibe, deixou o hospital em São Paulo, onde esteve em tratamento de saúde, e foi pagar promessa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, antes de regressar ao Maranhão para retomar suas atividades parlamentares. É grande a alegria dos seus familiares e amigos pela sua plena recuperação

90 anos do Lítero
A livraria e espaço cultural AMEI, no São Luís Shopping, será palco, às 18h desta sexta-feira, do lançamento do livro “Lítero Português – 90 anos da história de São Luís”, de autoria de Ada Maria, Laís e Lara Mesquita de Macedo que, depois de 3 anos de pesquisa, estão entregando para a sociedade maranhense uma obra que trata da história do Grêmio Lítero e sua relação com o desenvolvimento da cidade de São Luís.

A obra, que traz ainda a biografia dos ex-presidentes do Clube, irá, com certeza, despertar várias memórias daqueles que vivenciaram os tempos áureos dos clubes recreativos desta Capital.

O convite é assinado pelo presidente do Lítero, Carlos Nina.

Volta do CIMAR
O vulto de Luiz Porto, saudoso líder empresarial que, na segunda metade do século passado, marcou época em São Luís no comando da extinta Oleama, voltou a rondar o setor industrial do Estado.

É que não se pode falar em Centro das Indústrias do Estado do Maranhão sem lembrar dele, que foi fundador do CIMAR, em 1967, entidade civil sem fins lucrativos que, depois de Luiz Porto paralisou suas atividades em 2003

Na tarde da última terça, foi realizada na Casa da Indústria a Assembleia de empresários e antigos associados para reorganizar e reativar o Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIMAR).

A entidade reúne empresas industriais, empresários, associações ligadas ao setor produtivo, bem como empresas que possuem por objeto atividades diretamente relacionadas aos interesses da Indústria.

Volta do CIMAR...2
O CIMAR terá suas ações baseadas na preservação dos interesses gerais da indústria e de seus associados, além de discutir, debater e levar às autoridades competentes temas de interesse das classes produtoras que impedem o desenvolvimento econômico do estado.

Na assembleia, comandada pelos ex-associados do CIMAR, Edilson Baldez das Neves, Raimundo Gaspar e Nelson Frota, foi eleita a diretoria provisória formada pelos empresários Luiz Fernando Renner, Cláudio Avezedo e André Ribeiro de Sousa, que tem um prazo de 120 dias para promover a eleição da nova diretoria e aprovação de um novo estatuto.

Os associados da entidade, a exemplo de outros estados terão à disposição, em breve, um conjunto de serviços, bem como assessoria nas áreas jurídico-consultiva e técnica, econômica, comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente, crédito, e apoio em pesquisas, feiras, simpósios, rodadas de negócios, cursos, convênios e demais eventos promovidos pelo CIMAR.

Painel da ACM
O painel “Alianças estratégicas: Entidades empresariais”, transmitido pelo Youtube, em comemoração aos 167 anos da Associação Comercial do Maranhão, na última quarta-feira, contou com a presença dos presidentes da ACM, Fecomercio, Faema, Faem, FCDL, AJE, Sebrae e Fiema.

O evento online focou a participação das entidades para pensar e implementar estratégias de atuação em conjunto em favor do Maranhão. E abordou as ações já realizadas e o planejamento para o futuro, levando em consideração os propósitos do comitê das entidades.

Durante o painel, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, fez uma breve retrospectiva histórica das entidades e enfatizou a importância da convergência de esforços para o desenvolvimento do Estado.

Domingo tem live solidária
É neste domingo a live solidária em benefício de um projeto que acolhe pessoas vivendo com HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A Rio Night Live, a ser transmitida, às 19h, pelo canal oficial da banda Switch 14 no YouTube, vai angariar doações para a Casa de Apoio Acolher, espaço localizado no bairro Jordoa. Com duração de três horas, a Rio Night Live pretende arrecadar doações em alimentos, produtos de higiene pessoal, entre outras necessidades de suma importância para a entidade social beneficiada.

TRIVIAL VARIADO
O futebol ficou mais triste ao término, ontem, de uma longa história de sucesso e comprometimento entre as partes. Foi com Messi que o Barcelona se manteve grande, conquistou muitos títulos e continuou sua história de grande clube.

Aliás, dos maiores do mundo. Messi também é melhor do mundo. O planeta Terra reconhece sua grandeza e sua genialidade. Sabe que poucos humanos são capazes de tantas proezas técnicas, como o genial craque argentino.

Não sei onde Messi irá jogar. Pouco me importa. Sei que nunca mais teremos essa simbiose de clube e jogador. O futebol ficará um pouco mais triste. Barcelona será uma cidade menos elegante. Os catalães estarão com Messi na lembrança durante muitos anos.

O governo estadual está concluindo a construção da primeira creche em tempo integral da Rede Estadual de Ensino. Os secretários Márcio Jerry (Secid) e Felipe Camarão (Seduc) visitaram o novo equipamento, a ser inaugurado neste mês, no bairro Liberdade.

No assunto: a obra, situada à margem da Avenida Jackson Lago, antiga IV Centenário, integra o Plano de Urbanização para a área do Programa de Aceleração do Crescimento Rio Anil, implementado na gestão do ex-presidente Lula.

A 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2021, que será realizada em formato virtual entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro, anunciou detalhes sobre sua curadoria convidada e os homenageados.

Tome nota: pela primeira vez no evento, haverá um coletivo curatorial, coordenado pelo antropólogo Hermano Vianna. Segundo divulgação da assessoria, as duas escolhas refletem o conceito desta edição, expressa no texto Nhe?éry, Plantas e Literatura. Nhe?éry (pronuncia-se nheeri) quer dizer “onde as almas se banham” e é como o povo guarani chama a Mata Atlântica.
Tem mais: a homenagem será coletiva e honrará as pessoas que trabalhavam para as causas indígenas e que tiveram a vida interrompida pela covid-19. Serão figuras de destaque como, por exemplo, Higino Tenório, escritor, benzedor, especialista em arte rupestre, professor e fundador da primeira escola indígena do povo Tuyuka.

A programação da Flip 2021 será divulgada em breve e, como na última edição, as mesas poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo público em transmissão online.

O mega empresário Carlos Gaspar marcou presença, ontem, no almoço da Confraria coordenada por José Walter Maciel, no Rio Poty Hotel. Conversou bastante e reafirmou sua simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro.

O fotógrafo Herbert Alves passou o fim de semana hospitalizado, com desconfiança de ter sido atingido pelo vírus da Covid-19. Mas depois de uma bateria de exames voltou pra casa para se curar de uma forte gripe.

DE RELANCE

Audiência Pública
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Rafael Leitoa, anunciou que realizará audiência pública no município de Godofredo Viana, para debater os problemas ambientais causados pela empresa mineradora Aurizona. O parlamentar afirmou que, no primeiro semestre deste ano, a Comissão reuniu-se, por videoconferência, para discutir o mesmo assunto e ficou acertado a realização de uma audiência pública com a participação de todos os envolvidos na problemática.

Bem-Vindo
A Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB/MA realiza, semanalmente, o “Bem-Vindos à Ordem”, evento direcionado aos advogados que prestaram compromisso durante a pandemia de maneira on-line e não tiveram a oportunidade de conhecer a OAB/MA e de serem recepcionados presencialmente na Casa. A CJA apresenta, de maneira descontraída, a instituição aos novos jovens profissionais e realiza palestras de cunho prático com objetivo de colaborar com o início da carreira desses profissionais.

Nos quadriciclos
O maranhense Marcelo Medeiros, tetracampeão do Sertões nos quadriciclos, está a caminho do litoral do Rio Grande do Norte, onde participará pela 11ª vez da prova off-road mais longa do país. O piloto se submeterá, a partir do sábado, a mais de 3,5 mil quilômetros, entre deslocamentos e especiais cronometradas, desde a Praia da Pipa até a cidade de Tamandaré, na mesorregião metropolitana de Recife, em Pernambuco. A chegada está prevista para 22 de agosto. Antes, será realizado prólogo com 11 quilômetros para definir a ordem de largada, no dia 13 de agosto.

Casamentos Comunitários
A 3ª Vara de Família de Itapecuru Mirim abriu inscrições para o projeto “Casamentos Comunitários”. Os casais interessados em participar deverão fazer o pedido de habilitação de casamento junto ao Cartório do 2º Ofício da Comarca, de 9 de agosto a 1º de novembro. A solenidade será realizada dia 25 de novembro, de modo presencial, em local a ser posteriormente definido, de acordo com a quantidade de casais que se inscreverem e forem habilitados a participar da cerimônia. Todos os atos cartorários são gratuitos, pois é proibida a cobrança de taxas aos participantes.

Suspensão de importação
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, anunciou a suspensão da importação da Sputnik-V, contra Covid-19. O comunicado aconteceu após a reunião entre o consórcio e o Fundo Soberano Russo. Dias explicou que o acordo que previa a compra de 37 milhões de doses da vacina foi suspenso pelo Governo da Rússia, porque não obteve uma licença excepcional de importação e a Sputnik V não foi incluída no Plano Nacional de Imunização, além das novas limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É triste mas é verdade
Bom caráter é um termo que está desaparecendo no Brasil. Exemplo: Escolhido por Jair Bolsonaro para assumir a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano passado, o professor e reitor Carlos André Bulhões assinou, na última sexta-feira, nota de apoio a um pedido de impeachment do presidente da República. O pedido foi votado pelo Conselho Universitário (Consun), espécie de Legislativo que atua na universidade como instância máxima de decisões a serem discutidas pelos 77 conselheiros – o presidente do grupo é Bulhões.

Espírito Olímpico
Medalhista mais nova na história do esporte brasileiro, ao conquistar uma medalha de prata no skate street, em Tóquio, aos 13 anos, a maranhense Rayssa Leal, a Fadinha, encantou o Brasil e o mundo, também, pelo espírito olímpico, ao abraçar as adversárias após as provas. Por essa razão, a atleta de Imperatriz está concorrendo ao Visa Award, prêmio do Comitê Olímpico Internacional (COI) que homenageia o atleta que mais se destacou no “Espirito Olímpico” em uma edição do evento.

Para escrever na pedra:
“Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio”. De Martin Luther King.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.