Nesta sexta

Diásporas africanas em música

Cantos dos Recuados será apresentado virtualmente no canal do Centro Cultural Vale Maranhão no Youtube em palestra musical de Mateus Aleluia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Mateus Aleluia apresenta palestra musical
Mateus Aleluia apresenta palestra musical (mateus aleluia)

São Luís - Nesta sexta-feira, às 19h, o Centro Cultural vale Maranhão apresenta em seu canal no Youtube, o espetáculo “Canto dos recuados – afrobarroco em palestra musical”, do músico baiano Mateus Aleluia, que busca sensibilizar o público para uma abordagem consciente sobre a história das diásporas, abordando o sincretismo religioso e das culturas indígena, barroca e africana no Brasil.

O projeto foi um dos selecionados do edital Ocupa CCVM 2020/2021 para compor a programação anual da instituição. Para assistir, basta acessar o canal do CCVM no Youtube: https://youtu.be/ieb82f9MoVM.


Apresentação
A apresentação musical é intercalada de narrativas sobre a história do continente africano, chegada dos negros ao país e o contato entre as culturas. “Entendendo a arte como agente de transformação existencial e social, acreditamos ser fundamental trazer visibilidade às diversas narrativas que compõem o mundo que nos circunda e sobre o qual agimos em uma construção contínua de futuro”, conta Mateus.

Mateus Aleluia é compositor, cantor e instrumentista baiano, remanescente do histórico grupo vocal “Os Tincoãs”, que trouxe para a música popular nos anos 1960 os ritmos dos terreiros de candomblé.
Sua carreira musical teve início nos anos 1950, no entanto, sua ligação com a arte começou ainda na infância. A família dele tinha um grupo de teatro que somente ele não atuava, por ser ainda muito pequeno.

Em 1983, foi morar em Angola, onde ficou até o final de 2002. Em 19 anos, morando em Angola, casou e teve a filha Fabiana Aleluia também cantora. É pai do multi-instrumentista Mateus Aleluia Filho. Segundo o Dicionário Cravo Albino da Música Brasileira, em 2002, quando retornou ao Brasil, logo voltou ao meio artístico brasileiro. Em 2003, atuou no filme "O milagre do Candeal" que foi lançado no ano seguinte e no qual contracenou com o ator cubano Bebo Valdez, e interpretou com Carlinhos Brown a música "N'Zambi Mameto", vencedora do prêmio Goya como melhor canção.

Em 2017, lançou o álbum “Fogueira Doce” e em 2018, lançou o livro “Nós, os Tincoãs,publicado pela produtora Senzala, organizado por Gringo Cardia, com textos de Carlinhos Brown, Martinho da Vila, Criolo e Emicida. O livro foi acompanhado de três dos principais CD’s do trio remasterizados, “Os Tincoãs” (1973), “O africanto dos Tincoãs” (1975) e “Os Tincoãs” (1977), além de fotos, críticas musicais, matérias de arquivo e biografia dos integrantes.

Serviço

O quê Canto dos recuados – afrobarroco em palestra musical
Quando Hoje, às 19h
Onde Canal do CCVM no Youtube

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.