Segurança no trânsito

Dia Mundial do Pedestre é celebrado com blitz educativa

Ações de educação e orientação sobre travessia segura são realizadas em faixa de pedestres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (Imperatriz)

Imperatriz - Em alusão ao Dia Mundial do Pedestre, celebrado no domingo (08), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) realizou na manhã desta sexta-feira (06) na Avenida Getúlio Vargas, cruzamento com a Rua Alagoas, Centro, ação de educação e orientação sobre travessia segura na faixa de pedestre.

“Essa data deve ser lembrada por motoristas, motociclistas e ciclistas pelos cuidados que devemos ter com os pedestres nos espaços públicos, principalmente no trânsito em que todos devem respeitar as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, pontua a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda.

Segundo ela, o pedestre tem direitos e deveres quando do uso de vias, afim de manter sua segurança e integridade física. O pedestre, explica Teresinha Miranda, “é a parte mais frágil no trânsito, e é preciso transitar com atenção redobrada”.

A coordenadora ressalta que “o pedestre precisa se desconectar do celular ao atravessar a faixa de pedestre, pois acidentes tem acontecido envolvendo pedestres devido ao excessivo uso do smartphone, que tira a atenção do trânsito de condutores e pedestres”. “Nessa ação de hoje utilizamos cartazes e faixas para chamar a atenção dos motoristas para o respeito a sinalização, principalmente na faixa de pedestres”, completou.

SAIBA MAIS

ORIENTAÇÕES AOS PEDESTRES – TRAVESSIA SEGURA

  • - Antes de atravessar a rua olhe bem para os dois lados;
  • - Atravesse na faixa de segurança respeitando a sinalização;
  • - Não atravesse a rua usando celular ou fone de ouvido;
  • - Carros, ônibus, caminhões e árvores são pontos cegos, não atravesse por trás deles;
  • - Só desembarque de veículos pelo lado da calçada;
  • - Respeite a sinalização;
  • - Ande dez, quinze, vinte ou cinquenta passos e faça uma travessia segura.
  • - No trânsito seja gentil. Respeite a vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.