Vez dos novinhos

Adolescentes de 12 anos serão vacinados hoje; 48 mil de 14 a 17 já imunizados

Anúncio foi feito pela Prefeitura da capital nesta quinta-feira, 5, quando foi a vez dos de 13 anos serem vacinados; oito pontos estão abertos para este público

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Adolescentes de 13 anos receberam a 1ª dose da vacina ontem; hoje é a vez dos de 12 anos
Adolescentes de 13 anos receberam a 1ª dose da vacina ontem; hoje é a vez dos de 12 anos (vacina 13)

São Luís – Adolescentes de 12 anos recebem nesta sexta-feira (6), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feito pela Prefeitura da capital em redes sociais. Ontem (5), foi a vez dos adolescentes de 13 anos serem imunizados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 48.863 adolescentes de 14 a 17 anos já foram imunizados com a primeira dose em São Luís, o que representa 58% do público (12 a 17 anos) cadastrado na plataforma #VacinaSãoLuís. Nos pontos de aplicação, a imunização dos adolescentes deve ser feita com a presença de um responsável. Oito postos estão aptos para atender o público.

O prefeito Eduardo Braide (Podemos), que estava em um dos locais de vacinação, frisou alguns pontos que explicam a grande adesão da faixa etária no recebimento do imunizante contra a Covid-19. “Todo mundo soube da importância que é tomar a vacina, já percebeu a vantagem que se tem quando se toma a vacina, isso no Brasil e aqui os casos têm despencado, isso é o primeiro ponto, outo lado que considero fundamental é a responsabilidade dos pais que têm assumido essa responsabilidade de trazerem seus filhos. E quem ganha com isso é a população, a gente atinge mais rápido o número de pessoas que, realmente, têm que receber a vacina”, afirmou o prefeito.

Além disso, o gestor relembrou que com o período de volta às aulas, essa faixa etária está ainda mais preocupada em receber a vacina para que o retorno ao ambiente escolar seja mais seguro.

Ansiosos e aliviados
Ansiedade e alívio, dois sentimentos que marcaram a vacinação dos adolescentes de 13 anos nesta quinta. Emilly Coelho achou que foi normal tomar a vacina, mas revelou que antes sentiu bastante medo. Luís Pedro também compartilhou do sentimento de medo e ansiedade da Emily. “Não doeu, mas eu fiquei um pouco nervoso”, desabafou o adolescente.

No caso das mães, o sentimento é de alívio, como contou a administrado Glayciane Ribeiro, que viu seu filho Andrey ser vacinado. “Apesar de que não podemos deixar de continuar tendo os cuidados, mas traz uma tranquilidade maior, porque esse era o nosso maior medo. Na nossa família nós perdemos duas pessoas, então vê-los agora dessa maneira faz com que a gente até se emocione, pois sabemos que eles estão, pelo menos, previamente imunizados, a gente sabe que só consegue a imunização com a segunda dose, é uma luz no fim do túnel”, destacou a mãe, visivelmente, emocionada com o momento.

Andrey deixou um recado para os adolescentes que não querem tomar a vacina. “É importante, porque, assim, acaba logo, para voltar ao normal. E é importante se prevenir, porque os hospitais estão cheios, vai ajudar muito”, alertou ele.

SAIBA MAIS

Locais de vacinação dos adolescentes

  • Centro Municipal de Vacinação – (Multicenter Sebrae)
  • Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
  • Drive-thru – Uema
  • Centro de Vacinação da Uema
  • Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa)
  • Centro Municipal de Vacinação – UFMA
  • Drive-thru – UFMA
  • Centro de Vacinação do IFMA Maracanã

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.