Literatura

Uma análise sobre temas urbanos

Livro "O urbano ludovicense", de Luiz Eduardo Neves, será lançado hoje, às 18h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping, no Jaracati

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Capa do livro de Luiz Eduardo Neves
Capa do livro de Luiz Eduardo Neves (Livro )

São Luís - Reunindo 20 textos escritos em diferentes momentos da vida do autor, o livro “O urbano ludovicense”, de autoria do geógrafo e professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luiz Eduardo Neves, será lançado hoje, às 18h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati).

A programação do lançamento acontecerá até 21h, sendo que às 19h haverá uma mesa de diálogo sobre a obra com a presença do autor e dos professores Frederico Burnett (Uema) e Saulo Costa (Colun). Durante a mesa de diálogo, a capacidade no auditório será reduzida para, no máximo, 25 pessoas, com uso obrigatório de máscaras, mantendo o distanciamento e o uso de álcool em gel.

O livro é uma coletânea de artigos publicados nos últimos 12 anos, mas, principalmente, nos últimos cinco. A obra se divide em duas partes principais, sendo que a primeira abrange sete artigos científicos, publicados em periódicos de universidades espalhadas pelo Brasil girando em torno da temática da expansão urbana, da verticalização, da segregação socioespacial, da toponímia dos logradouros, do Plano Diretor e Zoneamento e da questão ambiental em São Luís.

No entanto, uma questão une esses temas: o planejamento urbano, que vem sendo realizado no município há mais de um século, de forma a privilegiar apenas uma parte do território da cidade e sua população, que privilegiou, ao longo do tempo, uma cidade para os carros por meio do sistema viário, que não conteve a intensa expansão espacial rumo às periferias e aos manguezais.

“Uma cidade cujo poder público destinou parte de seu território aos interesses econômicos e industriais, causando poluição e desigualdades. Por isso, o livro possui como eixo central a ideia da São Luís fragmentada. A opção por um plano diretor que quer atender interesses do capital estrangeiro em detrimento das populações locais é outro tema presente”, destaca o autor.

Abordagem - A obra não aborda dados impactantes por que sua abordagem é essencialmente de ordem qualitativa, apesar de possuir alguns dados como o de que São Luís, em termos proporcionais, possui a terceira posição entre as capitais brasileiras com mais quantidade de aglomerados subnormais (favelas, cortiços, palafitas, mocambos, etc.), 1/3 das habitações da cidade possuem essas características, ou seja, 101 mil moradias. O livro aborda essa desigualdade socioespacial. Segundo o autor, São Luís é, sobretudo, uma cidade visivelmente desigual, fragmentada, pouco misturada no que tange aos seus territórios.

A segunda parte do livro são ensaios menores publicados em portais, sites, blogs e jornais locais e nacionais e tratam, também, dessas temáticas. “O propósito é dar uma contribuição aos estudos urbanos em São Luís, gerar discussões em torno de temas caros à cidade, que vive um processo de conurbação com os municípios vizinhos, mas, também, de como o planejamento urbano vem sendo realizado de forma equivocada”, acrescenta Luiz Eduardo Neves.

Luiz Eduardo Neves consegue conferir organização aos diferentes textos da obra, reunindo-os em duas partes principais. A primeira, de nome São Luís: expansão, produção e fragmentação do espaço, tem um tratamento notadamente acadêmico. Nela se percebe o autor como geógrafo, preocupado em dar densidade e critérios científicos a suas abordagens.

A cidade de São Luís se apresenta como pano de fundo para debates mais próprios do campo da Geografia, como planejamento urbano, verticalização, desigualdades socioespaciais, paisagem e toponímia. Por outro lado, sempre com uma apurada e atualizada verve marxista, Luiz Eduardo dialoga com temas transdisciplinares, a exemplo da modernidade, educação e memória.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “O urbano ludovicense”

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati)

Preço do livro: R$ 45,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.