Imunização

Adolescentes com 13 anos recebem hoje a 1ª dose da vacina contra covid

Oito postos de vacinação estão em funcionamento para receber o público desta faixa etária; quem for se vacinar deve levar documentos oficiais com fotos e o comprovante de residência

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
.
. (Vacina contra a covid)

São Luís - Oito postos de vacinação estão em funcionamento a partir das 8h desta quinta-feira (5), para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes com 13 anos. Somente poderão se vacinar os adolescentes que residem em São Luís e se cadastraram na plataforma Vacina São Luís. A gestão municipal da capital já recebeu, via Estado, 967.653 doses de imunizantes contra o novo coronavírus, dos quais 934.714 já foram aplicadas.

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou a imunização do público desta faixa etária nas redes sociais. Para vacinar é obrigatório apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis. O menor precisa estar acompanhado dos pais ou responsáveis, na hora da vacinação.

Os adolescentes nascidos entre janeiro e junho, devem comparecer ao posto de vacinação no período da manhã; à tarde está prevista a imunização dos nascidos de julho a dezembro. Dos nove postos de vacinação espalhados em São Luís, oito estão aptos a imunizar os adolescentes, enquanto o Centro de Vacinação da UNDB, no Renascença, está reservado para a vacinar as pessoas da 2ª dose ou que perderam o prazo.

Imunização
A Prefeitura informou que as pessoas que vão se vacinar precisam fazer o cadastro prévio na plataforma # VacinaSãoLuís para garantir a quantidades de doses necessárias para os grupos convocados aos locais de vacinação.

O imunizante que está sendo aplicado nos adolescentes é o da Pfizer, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou, no dia 11 do mês passado, a vacina da farmacêutica contra Covid-19 para adolescentes nessa faixa etária.

Rapidez
A imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos contra o novo coronavírus somente se tornou viável em razão da rapidez com que a Prefeitura de São Luís conduziu a etapa de vacinação do público adulto. A aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, dentro do que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI) por faixa etária, foi concluída no dia 22 do mês passado, de forma oficial, em São Luís, com cerca de 80% da população adulta, a partir de 18 anos, imunizada.

A campanha de vacinação começou na capital no dia 19 de janeiro deste ano. No começo da segunda quinzena deste mês, São Luís começou a vacinar os adolescentes de 17 e 16 anos. A vacinação desse público foi retomada na sexta-feira, 23, após o Município receber um novo lote do imunizante.

SAIBA MAIS

Saiba onde ir para se vacinar

Locais de vacinação dos adolescentes de 13 anos

  • Centro Municipal de Vacinação – (Multicenter Sebrae)
  • Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
  • Drive-thru – UEMA
  • Centro de Vacinação da UEMA
  • Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa)
  • Centro Municipal de Vacinação – UFMA
  • Drive-thru – UFMA
  • Centro de Vacinação do IFMA Maracanã
  • * Centro de Vacinação da UNDB, no Renascença - reservado para a vacinar as pessoas da 2ª dose ou que perderam o prazo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.