Efeitos do coronavírus

55% das cidades do Maranhão sem óbitos por covid em julho

Os outros 45% dos municípios registraram mais de 540 mortes em decorrência de complicações do coronavírus; já ocorreram 9.664 óbitos deste o início do período pandêmico em todo o estado

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Maranhão teve menos óbitos em julho; em 118 cidades não houve mortes pela doença
Maranhão teve menos óbitos em julho; em 118 cidades não houve mortes pela doença (leitos covid)

São Luís - Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que em 55% das 217 cidades do Maranhão, ou seja, em 118 municípios, não ocorreram óbitos por Covid-19 durante o mês de julho deste ano. Em contrapartida, os outros 45% (99 municípios) registraram 543 óbitos em decorrência de complicações dessa enfermidade. Desde o começo da pandemia o registro é de 9.664 óbitos em todo o estado.

Segundo a SES, as cidades que não registaram mortes no mês passado pelo novo coronavírus são Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Amarante do Maranhão, Apicum-Açu, Araguanã, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Barão de Grajaú, Belágua, Benedito Leite, Bequimão, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Bom Lugar, Brejo, Buriti, Buritirana, Cajapió, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Capinzal do Norte, Cedral, Central do Maranhão, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Godofredo Viana, Governador Archer, Governador Edison Lobão, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Governador Newton Bello, Graça Aranha, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu e Igarapé do Meio.

Também fazem parte da lista Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Junco do Maranhão, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Lajeado Novo, Lima Campos, Loreto, Marajá do Sena, Maranhãozinho, Mata Roma, Matões, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Mirinzal, Montes Altos, Morros, Nina Rodrigues, Nova Colinas, Nova Olinda do Maranhão, Olho d'Água Das Cunhãs, Olinda Nova do Maranhão, Passagem Franca, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pindaré-Mirim, Pirapemas, Porto Rico do Maranhão, Presidente Dutra, Presidente Juscelino, Presidente Médici, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Ribamar Fiquene, Rosário, Sambaíba, Santa Filomena do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Brejão, São Francisco do Maranhão, São João Batista, São João do Carú, São João do Paraíso, São João do Soter, São João dos Patos, São José dos Basílios, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Roberto, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Senador La Rocque, Sucupira do Norte, Tasso Fragoso, Tufilândia, Turiaçu, Turilândia, Urbano Santos.

Ainda de acordo com a SES, os municípios que mais registraram mortes por Covid-19 foram São Luís, com 79 casos; Imperatriz, 20; Açailândia, 14 e São José de Ribamar, 14 mortes. A SES ressalta que é necessário considerar as investigações de óbitos por suspeita de Covid-19 em andamento nas cidades maranhenses, sendo possível a alteração deste dado em algumas semanas, conforme as Secretarias Municipais de Saúde realizem a atualização dos óbitos notificados.

Novos casos
Os dados da SES também mostram que, segundo boletim do dia 3, havia 337.999 casos confirmados de coronavírus em todo o estado e 9.664 óbitos. Nas últimas 24 horas, o Maranhão registrou 642 novos casos de Covid-19 e 16 óbitos. As mortes ocorreram nas cidades de São Pedro da Água Branca, um caso; São José de Ribamar, 1; Esperantinópolis, 1; Balsas, 1; Lagoa do Mato, 1; São Raimundo das Mangabeiras, 2; São Luís, 2; e 7 casos em Chapadinha.

Em relação ao número de casos ativos, pessoas infectadas pela Covid-19, chegou a 35. 568. Desta quantidade, 34.913 estão em tratamento domiciliar, 381 internadas em enfermarias e 274 em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Medidas flexíveis
Desde o começo desta semana, a maioria das escolas em todo o estado retornaram as aulas de forma híbrida, por determinação do governo estadual, mas, seguindo as normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19. Como também o comércio, a indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados estão funcionando sem nenhuma restrição de horário.

O governo também adotou outras medidas mais flexíveis. Entre elas, a autorização de igrejas com capacidade total, eventos em ambientes fechados com até 200 pessoas, festas em locais abertos para até 400 pessoas e a liberação para o funcionamento de cinemas e teatros no estado.

Os membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Estado do Maranhão (COE) reiteraram medidas sanitárias segmentadas para que houvesse o funcionamento de cinemas e teatros. Uma delas é a utilização de máscara durante a exibição e apenas removê-la para consumo de alimentos.

NÚMEROS

  • 118 cidades do Maranhão não registraram óbitos por Covid-19 no mês de julho
  • 99 cidades do Maranhão registraram 543 óbitos por Covid-19 no mês de julho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.