Turismo

Vagão do Trem da Vale será novo atrativo turístico

Vagão integrou a frota do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás nas décadas de 80 e 90

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

São Luís - Um vagão que circulou pela Estrada de Ferro Carajás durante as décadas de 80 e 90 foi doado pela empresa Vale ao Governo do Estado do Maranhão e passa a ser um novo atrativo para quem visitar o Museu Ferroviário, instalado na Beira-Mar, no centro, em São Luís. Com 26 metros de extensão e 44 toneladas de peso, o vagão foi instalado hoje, 3, na área externa do Museu, prédio da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) e será totalmente restaurado pela mineradora até abrir as portas ao público, em dezembro.

A manobra de desembarque do vagão chamou atenção de quem passou pela avenida Beira- Mar e envolveu cerca de 30 colaboradores, equipamentos de grande porte, batedores e monitoramento de equipes de segurança do trabalho.

Parceria da Vale com o museu
O Museu Ferroviário é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, tendo a Vale como patrocinadora e parceira na concepção do espaço. Situado em ponto turístico e de larga circulação de São Luís, o espaço passa a se tornar uma espécie de santuário da memória logística e ferroviária local, oferecendo ao visitante painéis sobre a antiga Rede Ferroviária do Maranhão, linha do tempo e rotas dos antigos bondes e ferrovias, experiências com óculos de realidade aumentada e outras exposições interativas.

Um dos destaques é a Estrada de Ferro Carajás, que é reconhecida atualmente como uma das ferrovias mais seguras e eficientes do Brasil e há 35 anos oferece às comunidades o serviço do Trem de Passageiros, que chega a transportar quase 300 mil pessoas por ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.