Pandemia

Plantões de Covid-19 começam a ser desativados em São Luís

As desativações são motivadas pela queda no número de internações em leitos de UTI e clínicos nas últimas semanas; no Brasil, as mortes em decorrência da doença chegaram a 557.223

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Unidade Mista do Bequimão já voltou aos atendimentos normais  à população
Unidade Mista do Bequimão já voltou aos atendimentos normais à população (Unidade Mista do Bequimão)

São Luís - Com a redução dos casos de Covid-19 na capital maranhense e a consequente redução do número de pacientes, a Prefeitura de São Luís deu início à desativação dos plantões específicos para os casos da doença. Um dos primeiros a serem desativados foi o da Unidade Mista do Bequimão, no bairro de mesmo nome.

A informação foi repassada pelo prefeito Eduardo Braide, em suas redes sociais. A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI destinados à Covid-19 na rede municipal de saúde, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, está em 26% (leitos clínicos, incluindo os de suporte avançado – 13 de 50 leitos) e 67,5% (leitos de UTI). A queda progressiva justifica a desativação e as que se sucederão.

No Maranhão como um todo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, uma das últimas mortes apontadas no boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira, aconteceu nas últimas 24 horas. Os outros seis óbitos contabilizados ocorreram em dias/semanas anteriores e aguardavam resultado de exame laboratorial. As últimas mortes de pacientes infectados foram registradas nos municípios de Lagoa do Mato (1), Estreito (1), Porto Franco (1), Buriticupu (1), Barra do Corda (1), Turiaçu (1) e Dom Pedro (1).

No Brasil, as mortes em decorrência da doença chegaram a 557.223. Nas últimas 24 horas, autoridades de saúde registraram mais de 389 novos óbitos por causa da doença. A soma de pessoas que não resistiram à doença estava em 556.834.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado pela pasta. A atualização consolida os registros levantados pelas secretarias estaduais de Saúde sobre casos e mortes relacionados à covid-19. A quantidade de pessoas infectadas desde o início da pandemia alcançou 19.953.501.

Sobre a desativação dos plantões com leitos exclusivos para pacientes com covid, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, em nota, que segue com leitos de UTI, leitos de suporte ventilatório e também de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19 no Hospital da Mulher e no Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA).

NÚMERO

  • 26% é a ocupação de leitos clínicos na rede municipal de saúde, conforme boletim do dia 2
  • 67,5% é a ocupação de leitos de UTI na rede municipal de saúde, conforme boletim do dia 2
  • 44.993 pessoas foram infectadas pela Covid-19, em São Luís, desde o início da pandemia em 2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.